Representantes da UFSC participam em Brasília do 1º Fórum de Reitores Brasil-África

21/05/2026 13:35

Representantes da UFSC participarão do 1º Fórum de Reitores Brasil–África, que reunirá, de 25 a 27 de maio de 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, dirigentes e equipes de cooperação internacional de universidades federais, estaduais, municipais, confessionais e comunitárias, além de instituições africanas mobilizadas pela Association of African Universities (AAU). O reitor Irineu Manoel de Souza integrará as atividades do primeiro dia, e o diretor da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), Guilherme Carlos da Costa, marcará presença nos três dias do evento.

O Fórum, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), possui o objetivo de fortalecer e ampliar a colaboração estratégica entre universidades brasileiras e africanas por meio do estabelecimento de instrumentos de cooperação em áreas de interesse mútuo, do reforço aos intercâmbios em gestão acadêmica, administrativa e pedagógica e da implementação de programas de mobilidade para docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.

A programação contempla a cerimônia de abertura e um almoço dos reitores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguido de painéis plenários. Nos dias 2 e 3, estão previstas oficinas, reuniões bilaterais e a assinatura de acordos. Embora o arcabouço de cooperação universitária Brasil–África já esteja consolidado, ainda há espaço para evolução. Nesse sentido, o Fórum se apresenta como uma plataforma estratégica para suprir lacunas, diversificar parcerias e posicionar a educação superior como pilar da cooperação sustentada entre Brasil e África, com amplo potencial de crescimento e de integração.

“Será uma oportunidade para fazermos novos acordos de cooperação com universidades africanas e aprofundar as relações já existentes”, destaca a secretária Fernanda Leal (Sinter). “Também faremos uma apresentação sobre boas práticas de internacionalização da UFSC, com ênfase no aprimoramento da recepção e do acolhimento à comunidade estudantil nos últimos anos, impulsionado por parcerias estratégicas com comunidades de estudantes africanos”, acrescenta.

O levantamento da Sinter aponta os seguintes números:

Corpo discente: 41,65 mil estudantes, da educação básica à pós-graduação.
Docentes: 2,5 mil.
Técnico-administrativos: 2,8 mil.
Estrutura multicampi: 5 campi em Santa Catarina.
Oferta de cursos: 119 graduações, 86 mestrados e 61 doutorados.
Desempenho em rankings:
3ª melhor universidade federal do Brasil (IGC/MEC, 2025).
11ª melhor universidade da América Latina (THE Latin America, 2026).
8ª melhor universidade e 4ª melhor universidade federal do Brasil (QS Latin America, 2026).

Internacionalização em números e ações

Mais de 400 acordos de cooperação internacional ativos.
Programas de mobilidade acadêmica com e sem bolsas.
Circulação anual de cerca de 500 estudantes (incoming e outgoing).
Participação de estudantes internacionais em projetos de extensão universitária.
Universidade federal com o maior número de estudantes internacionais pelo PEC‑G.
Oferta de disciplinas em línguas estrangeiras e em modalidade COIL.
Capacitação linguística voltada à internacionalização.
Programa de Apadrinhamento de Estudantes Internacionais para acolhimento e integração.

Comunidade africana na UFSC

A universidade contabiliza 562 estudantes africanos, dos quais 83,3% estão na graduação e 16,7% na pós-graduação. Na pós, há 40 mestrandos, 54 doutorandos e 1 estudante pelo PEC‑PG.

As principais portas de entrada para a graduação são:

Transferências externas: 311
Transferência interna: 65
PEC‑G: 57
Vestibular/SiSU: 23
Retornos: 12

Origem dos estudantes africanos

O mapa de origem evidencia forte presença de países lusófonos, com destaque para:

Angola (255)
Guiné‑Bissau (175)
Moçambique (63)
Cabo Verde (15)
Também há estudantes de Guiné (13), Benim (9), Gabão (6), São Tomé e Príncipe (6), Nigéria (6), Congo (5), Guiné Equatorial (2), além de África do Sul, Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Senegal e Tunísia (1 cada).

Confira a programação completa.

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: 1º Fórum de Reitores Brasil–ÁfricaAndifesCapesMECReitoriaSinterUFSC

Reitor da UFSC participa do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília

21/05/2026 12:59

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, participou nesta quarta-feira, 20 de maio, da 211ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na sede da entidade, em Brasília. O dirigente acompanhou a programação do segundo dia em que houve debates estratégicos sobre governança universitária, parcerias institucionais e políticas de direitos humanos, o que reforça o engajamento da UFSC nos debates nacionais e nas principais deliberações da Andifes.

“Participar deste Conselho em um momento tão desafiador para a educação superior reforça nosso compromisso com a autonomia universitária e com uma gestão baseada em transparência, diálogo e responsabilidade pública. As parcerias que discutimos aqui não são apenas instrumentos administrativos; elas ampliam nossa capacidade de produzir ciência de impacto social e de garantir um ambiente acadêmico seguro, plural e respeitoso.”, afirma o reitor.

Pela manhã, após a sessão de diálogo com o Conselho Pleno, foi instalada a Comissão Eleitoral da Andifes, etapa que marca o calendário interno da associação. Na sequência, ocorreu a mesa sobre a regulamentação dos artigos da Lei 15.367/2026 relacionados à nomeação de reitores e reitoras, com exposição da reitora Ana Beatriz Oliveira (UFSCar), vice-presidente da Andifes, e do reitor Alfredo Macedo Gomes (UFPE), presidente da Comissão de Autonomia da entidade.

A reunião foi retomada à tarde com a rodada de informes gerais das das universidades federais, momento dedicado à troca de experiências e atualização de pautas acadêmicas e administrativas. A seguir, o foco voltou-se às parcerias institucionais: representantes do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) — Renata Vasconcellos Aquino, diretora de Serviços Compartilhados, e Vilmara Helena Tonin Congilio, coordenadora administrativa e gestora do Escritório de Usuários — apresentaram oportunidades de cooperação e de acesso a infraestruturas científicas estratégicas, como laboratórios de grande porte e redes de usuários.

Entre as pautas da tarde, a apresentação do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Antissemitismo, conduzida por Clara Levin Ant, assessora-chefe de Apoio ao Processo Decisório da Presidência da República. O segmento abordou diretrizes e ações para prevenção e resposta a manifestações de ódio no ambiente acadêmico, alinhadas a políticas de promoção de direitos e de convivência universitária.

Após o encerramento da reunião ocorreu o lançamento do livro “Condetuf 35 anos – Memória Institucional e Evolução da Educação Técnica nas Universidades Federais”, no Brasília Imperial Hotel, evento cultural que concluiu as atividades do encontro.

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: AndifesConselho PlenoIrineu Manoel de SouzaReitoriaUFSC

Audiência Pública sobre renovação contratual entre HU/UFSC e Ebserh será nesta quinta, às 14h

19/05/2026 15:58

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, nesta quinta‑feira, 21 de maio, a partir das 14h, uma audiência pública no Auditório da Reitoria para apresentar à comunidade a minuta de renovação do contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atualmente denominada HU Brasil. A participação será exclusivamente presencial. A participação coletiva assegura a transparência do processo e permite que as contribuições da comunidade qualifiquem o documento final.

O instrumento, elaborado pela Comissão designada para acompanhar metas, indicadores e prazos de execução, é essencial para definir as diretrizes de assistência, ensino e pesquisa no âmbito do Hospital Universitário.

Confira a Minuta de Contrato.

Firmado originalmente em 2015, o contrato teve sua vigência prorrogada por 120 dias em março de 2026. Compete à Comissão, além do acompanhamento de metas, analisar a proposta de contratação encaminhada pela HU Brasil/Ebserh e elaborar relatórios periódicos sobre a gestão da empresa junto ao Hospital Universitário.

Consulta pública 

Foi aberta consulta pública entre os dias 6 e 15 de maio para as contribuições da comunidade universitária e da sociedade, que serviram de base para a versão final da minuta que será encaminhada, posteriormente, à Reitoria.

Últimas etapas

  • 25/5: Última reunião da Comissão.
  • 27/5: Data final para envio da minuta à Reitoria da UFSC.

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: audiência públicaHU-EbserhReitoriarenovação contratualUFSC

Ponte Hercílio Luz, 100 anos: para a UFSC um ‘símbolo que conecta pessoas, territórios e saberes’

13/05/2026 18:00

Na noite desta terça-feira, 12 de maio, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou sessão especial em comemoração aos 100 anos da Ponte Hercílio Luz. Proposta pelo deputado Marcos Vieira (PSDB), a solenidade foi marcada por homenagens e manifestações de memória e afeto ao principal cartão‑postal catarinense, contando também com a presença do chefe de Gabinete da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bernardo Meyer.

“Celebrar o centenário da nossa Ponte Hercílio Luz é reconhecer, ao mesmo tempo, a grandeza de uma obra de engenharia e a força de um símbolo que conecta pessoas, territórios e saberes. Ao longo de décadas, a UFSC formou profissionais e pesquisadores que contribuíram com estudos, ensaios e pareceres técnicos para a conservação desta estrutura singular. Essa trajetória, em diálogo permanente com o poder público e com a sociedade, reafirma nossa missão: transformar ciência em serviço, patrimônio e cidadania para Santa Catarina”, destaca Meyer.

O Parlamento reuniu autoridades, familiares e trabalhadores que ajudaram a construir, manter e restaurar a ponte. Entre os homenageados, esteve o aposentado Ivo Pelegrini, que dedicou toda a carreira à estrutura, chegando a mestre de obras. Também receberam reconhecimento ex‑governadores, lideranças envolvidas na preservação do bem histórico e familiares do ex‑governador Hercílio Pedro da Luz, reforçando a dimensão coletiva da obra e de sua salvaguarda.

A programação integrou ainda uma exposição fotográfica com imagens do livro “Ponte Hercílio Luz – uma ligação de amor”, de autoria do arquiteto, fotógrafo e pesquisador Joel Pacheco, obra já lançada anteriormente na Alesc no contexto das ações do centenário. Como complemento, foi apresentada ao público uma réplica da ponte, construída pelo comerciante florianopolitano Marcelo Pedro dos Santos — uma peça de 1,80 metro de comprimento que permanecerá exposta no hall da Alesc entre os dias 12 e 22 de maio.

Durante a cerimônia, um vídeo institucional resgatou a linha do tempo. Concebida como prioridade de governo em 1918, com projeto iniciado em 1919 e obras a partir de 1922, a estrutura foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926, tornando‑se então a maior ponte pênsil do mundo com sistema de barras de olhal. Construída com cerca de cinco mil toneladas de aço importadas dos Estados Unidos, em quatro remessas marítimas, a ponte enfrentou o desgaste das décadas seguintes: foi interditada em 22 de janeiro de 1982 após sobrecarga de asfalto, reaberta em 15 de março de 1988 e novamente fechada em 4 de julho de 1991, em razão da deterioração das barras de olhal.

A partir de debates intensificados na Alesc em 1996, sucederam‑se iniciativas de preservação: um projeto de restauração apresentado em 2005, o rompimento contratual por atrasos em agosto de 2014, nova contratação para as torres em fevereiro de 2015 e, em 2016, os trabalhos foram assumidos por uma empreiteira portuguesa. O processo — que substituiu aproximadamente 40% da estrutura metálica e mobilizou centenas de profissionais — culminou na entrega à população em 30 de dezembro de 2019, num gesto simbólico de reconciliação de Florianópolis com seu maior ícone.

Em seu discurso, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, sublinhou a ponte como solução estrutural que integrou a ilha ao continente, possibilitando o desenvolvimento urbano, econômico e acadêmico da capital — neste último ponto relacionado à criação e à expansão da UFSC nas décadas seguintes. Ao reconhecer a contribuição da Universidade e dos diversos agentes públicos e privados envolvidos na restauração, o prefeito também ressaltou a atualidade da ponte para a mobilidade urbana e para a identidade cultural da cidade.

Em síntese, a solenidade celebrou o centenário da Ponte Hercílio Luz combinando memória, técnica e cidadania: revisitou a trajetória histórica da obra (de 1922 a 2019), reafirmou seu papel decisivo na integração e no desenvolvimento de Florianópolis e prestou tributo a personagens históricos, autoridades, instituições — entre elas a UFSC — e trabalhadores que asseguraram a permanência do monumento como símbolo maior de Santa Catarina e ativo relevante para a mobilidade da capital.

Assista à cerimônia na íntegra:

Leia mais: 

Ponte Hercílio Luz possibilitou travessia de Florianópolis para o século 20 [13/05/2026]

UFSC deu contribuição importante para preservação da estrutura da Ponte Hercílio Luz [13/05/2026]

Estudos da UFSC com a estrutura da Ponte Hercílio Luz [02/01/2020]

Ponte Hercílio Luz será reaberta para transporte público, pedestre e ciclista [11/07/2017]

 

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: 100 anosAlescChefia de GabinetePonte Hercílio LuzReitoriaUFSC

Conselho Universitário delibera sobre cargo vago na Vice-Reitoria da UFSC

12/05/2026 15:23

Em sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 12 de maio, na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Conselho Universitário (CUn) discutiu e deliberou sobre a vacância do cargo de Vice-Reitor(a). A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal do CUn no YouTube, ampliando o acesso da comunidade às decisões do colegiado.

A pauta decorreu da renúncia apresentada em 18 de fevereiro de 2026 pela então vice-reitora, Joana Célia dos Passos, em meio ao processo eleitoral para o quadriênio 2026–2030. As etapas da consulta ocorreram em 1º de abril (primeiro turno) e 19 de abril (segundo turno); em 29 de abril, o CUn apreciou os resultados, e em 1º de maio a Reitoria encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) a documentação das chapas eleitas — Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior (Reitor) e Felipa Rafaela Amadigi (Vice-Reitora).

Na sessão desta terça-feira, registrou-se que o MEC confirmou a regularidade documental e a tramitação do processo. Considerando que a vacância surgiu durante o pleito, o reitor Irineu Manoel de Souza relatou entendimento, alinhado ao MEC, de que não seria oportuno abrir discussão paralela naquele momento, para evitar sobreposição entre a escolha da próxima gestão e a definição do remanescente do mandato atual.

Após consultas à Procuradoria Federal e à Secretaria de Educação Superior (Sesu), foi recomendado aguardar a conclusão do processo eleitoral e, então, proceder à designação pro tempore para o período residual — estimado em cerca de 50 dias, até o término do mandato vigente. Com base nesses elementos, o reitor submeteu ao plenário com duas alternativas: (A) designação pro tempore pelo reitor para completar o mandato; ou (B) realização de eleição pelo próprio CUn exclusivamente para o preenchimento temporário da Vice-Reitoria.

Considerando a proximidade da posse da gestão eleita e a necessidade de continuidade administrativa, o Conselho aprovou a primeira alternativa, com apenas um voto contrário. Desta forma, o reitor indicou a professora Olga Regina Zigelli Garcia, do Departamento de Enfermagem, pró-reitora de Extensão (Proex) e decana do CUn, para exercer a Vice-Reitoria pro tempore até o fim do mandato em curso.

Assista à sessão na íntegra:

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: Conselho UniversitárioMECOlga Regina Zigelli Garciapro temporeProcuradoria FederalReitoriaSesuUFSCVice-Reitoria