Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação doa supercomputador à UFSC para apoiar pesquisa em IA

18/06/2026 18:47

Ministra Luciana Santos destacou ações do governo para apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico (Fotos: Gustavo Diehl / Agecom UFSC)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) doou à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) um supercomputador HLS-GAUDI® 2 Deep Learning Server. A entrega simbólica do equipamento foi feita pessoalmente pela ministra Luciana Santos, durante cerimônia realizada nesta quarta-feira, 17 de junho, no Centro de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo e Tecnologia da UFSC (InPETUhub), localizado no Sapiens Parque, em Canasvieiras.

O supercomputador será vital para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo Inteligência Artificial e aplicações que exigem grande capacidade de processamento de dados, como análise de imagens de telemedicina. De acordo com reitor eleito, Amir Martins, o equipamento ficará instalado na Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), mas poderá ser utilizado por todas as unidades da UFSC, incluindo os campi.

A ministra chegou ao InPETUhub por volta das 9h30 e foi recebida pelo reitor Irineu Manoel de Souza e membros da gestão. Um grupo formado por representantes de universidades, institutos de pesquisa, empresas, parques tecnológicos, e agentes ligados ao ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Santa Catarina já esperava por ela. A visita da ministra foi articulada por Giovana Mondardo, vereadora de Criciúma.

Reitor Irineu Manoel de Souza destacou papel da Universidade no desenvolvimento do Estado e do País

Entre os presentes à solenidade estavam o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli; a secretária de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Germana Pires; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Werner Kraus Júnior; o chefe de gabinete, Bernardo Meyer; o diretor do CTC, Sérgio Peters; o reitor eleito, Amir Martins; a vice-reitora eleita, Felipa Amadigi e o deputado estadual Marquito.

Ciência para o desenvolvimento
A solenidade foi o primeiro evento no auditório do InPETUhub. O professor Armando Albertazzi, diretor do InPETUhub, fez uma rápida apresentação dos laboratórios, estruturas e iniciativas do Centro de Inovação.

O gerente regional Sul da Finep, Bruno Rodrigues Camargo, destacou o aumento dos investimentos da agência, que segundo ele presta um apoio muito grande a projetos de inovação de SC.

O diretor de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), José Eduardo Fiates, destacou o papel da UFSC na criação do ecossistema de tecnologia e inovação do Estado, iniciativa que contou com a adesão da Udesc e da Fiesc.

O reitor Irineu Manoel de Souza cumprimentou os presentes e agradeceu à ministra Luciana Santos pela doação do supercomputador. Ele destacou que a UFSC é referência internacional e divulgou números de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. “Formamos os melhores quadros e produzimos ciência e tecnologia para o desenvolvimento do Estado e do País”, disse o professor Irineu.

Público formado por atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de SC prestigiou o evento

Potencial e desafios
A ministra Luciana Santos destacou os esforços do governo federal para restabelecer os mecanismos de apoio à ciência brasileira, citando a recriação Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) e a recomposição orçamentária do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

De acordo com a ministra, o Brasil tem grande potencial para desenvolvimento científico, mas enfrenta ainda grandes desafios na área. Ela disse reconhecer os pesquisadores e as instituições científicas brasileiras. “Respeitamos as universidades. Admiramos a produção e a ciência brasileira, que precisa ser valorizada e não desqualificada como em momento recente”.

Luciana Santos também citou outras iniciativas governamentais para fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, como a política de reindustrialização da Nova Indústria Brasileira (NIB) e a inclusão de projetos de ciência e tecnologia no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

A autonomia do país passa pelo desenvolvimento científico e tecnológico, ressaltou ela. “Ou superamos nosso atraso e promovemos o desenvolvimento científico e tecnológico ou ficaremos para trás”, disse. Luciana Santos afirmou que os investimentos em ciência e tecnologia do governo federal alcançam cerca de R$ 50 bilhões, praticamente o dobro do valor investido na gestão passada. “Precisamos criar um ambiente de previsibilidade, para que o setor privado possa investir mais em pesquisa e desenvolvimento”.

Reitor e vice-reitora eleitos, Amir Martins e Felipa Amadigi, participaram da recepção à ministra

Em relação a Santa Catarina, a ministra relatou que o Estado é o quarto que mais recebe recursos da Finep e o terceiro em projetos aprovados. Santa Catarina vive um novo ciclo de alta de investimentos do governo federal em ciência e tecnologia, afirmou, acrescentando que o valor investido chega a R$ 5,6 bilhões.

Além do supercomputador doado, a Universidade Federal de Santa Catarina já recebeu cerca de R$ 80 milhões do MCTI, distribuídos em 17 projetos, informou a ministra.

Após a fala de Luciana Santos, o reitor Irineu Manoel de Souza assinou os documentos de transferência do equipamento para a Universidade.

 

Tags: MCTIMinistra Luciana SantosSeticUFSC

UFSC desenvolve sistema digital para processo de aposentadoria de pessoas com deficiência

18/06/2026 11:05

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio de uma parceria entre o Departamento de Atenção à Saúde (DAS), a Divisão de Gestão de Processos e Sistemas (DGPS), a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) e a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), finalizou a implantação de um novo sistema digital destinado às avaliações do Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para fins de Aposentadoria (IFBr-A).

A ferramenta, atualmente finalizada para integração com o Sistema Administrador de Recursos Humanos da UFSC (ADRH Web), representa mais um importante avanço da Universidade no fortalecimento de soluções tecnológicas voltadas à gestão, acompanhamento e avaliação em saúde dos servidores com deficiência, bem como na modernização dos processos de trabalho das equipes que atuam na área de saúde e segurança do trabalho.

Desde 2022, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da UFSC vem realizando avaliações do Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para fins de Aposentadoria da Pessoa com Deficiência (IFBr-A) junto aos servidores da UFSC, ainda não implementadas para os órgãos partícipes da Unidade SIASS.

O IFBr-A é o instrumento utilizado para verificar o grau da deficiência do servidor para fins de concessão da aposentadoria da pessoa com deficiência, conforme previsto na Lei Complementar nº 142/2013 e na Emenda Constitucional nº 103/2019. A partir da regulamentação promovida pela Lei Complementar nº 142/2013 no âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a Súmula Vinculante nº 33 do Supremo Tribunal Federal estendeu a aplicação dessas regras aos servidores públicos, até a edição de legislação específica.

No âmbito do DAS, a avaliação biopsicossocial é realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, composta por profissionais do serviço social, da perícia oficial e da saúde ocupacional, refletindo o compromisso institucional com uma abordagem integrada e centrada na funcionalidade e na participação social do servidor.

Em meados de 2024, a Direção do DAS articulou esforços com a Divisão de Gestão de Processos e Sistemas (DGPS) para a criação do sistema, buscando oferecer às equipes envolvidas uma plataforma segura, estruturada e integrada às bases de dados institucionais. A iniciativa decorre da compreensão de que a transformação digital e a inovação em saúde e segurança do trabalho são elementos fundamentais para proporcionar melhores condições de trabalho às equipes e qualificar os serviços prestados aos servidores.

O sistema foi desenvolvido pela DGPS , em parceria com o suporte tecnológico da Setic, a partir de amplo estudo de materiais técnicos, modelos de referência e legislações relacionadas ao IFBr-A. O processo de construção ocorreu em constante interlocução com a equipe multiprofissional do DAS, permitindo alinhar as necessidades técnicas e operacionais às rotinas de trabalho desenvolvidas pelos profissionais responsáveis pelas avaliações.

A solução desenvolvida busca otimizar os processos relacionados ao IFBr-A, promovendo maior segurança, padronização e organização das informações. A integração direta com a base funcional dos servidores proporciona maior consistência dos dados, redução de retrabalho e maior agilidade nos fluxos internos, contribuindo para uma gestão mais eficiente e para a qualificação dos atendimentos prestados.

Além de fortalecer a governança das informações, a iniciativa representa um avanço na incorporação de ferramentas digitais voltadas à saúde e segurança do trabalho, favorecendo melhores condições para atuação das equipes técnicas e impactando positivamente a experiência dos servidores atendidos, com maior rastreabilidade, confiabilidade e celeridade nos processos.

 

Tags: AposentadoriaDASPessoas com DeficiênciaProdegespSeticUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitor empossa novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente

15/06/2026 15:57

Posse dos novos integrantes da CPPD foi realizada no Gabinete da Reitoria (Fotos: Gustavo Diehl / Agecom UFSC)

O reitor Irineu Manoel de Souza deu posse, nesta segunda-feira, 15 de junho, a novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), em reunião realizada no Gabinete da Reitoria. Os novos integrantes da CPPD assumem para um mandato de dois anos (2026-2028).

Entre os membros titulares da comissão, oito são eleitos em consulta à categoria docente e três são indicados pelo Conselho Universitário. A eleição ocorreu em 30 de abril de 2026 e a Portaria de designação dos novos membros foi assinada em 21 de maio.

Foram designados, como representantes da carreira do Magistério Superior:

Paula Lazzarin Uggioni, titular;

Carla de Abreu D`Aquino, titular;

Luís Roberto Sousa Mendes, titular;

Deise Helena Baggio Ribeiro, titular;

Augusto Vanni Bodanezi, titular;

Mario Rodolfo Roldan Daquilema, titular; e

Meire Mezzomo, suplente;

Como representante da Carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) foi designado Leonardo Francisco Schwinden.

Além do reitor, participaram da cerimônia de posse a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, a diretora geral do Gabinete, Camila Pagani, o chefe de Gabinete, Bernardo Meyer e a diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Nicolle Doneda Ruzza, representando a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Sandra Carrieri.

Vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Comissão Permanente de Pessoal Docente é responsável em auxiliar na gestão da carreira dos professores. Suas principais funções são: Progressão e promoção: avaliar o desempenho dos docentes para avanços na carreira; Regime de trabalho: analisar pedidos de mudança de carga horária ou de dedicação exclusiva e Capacitação: avaliar solicitações de afastamento ou liberação para cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

 

Tags: Comissão Permanente de Pessoal DocenteCPPDposseProgradUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Secretário da Casa Civil do Estado reúne-se com o reitor para tratar da liberação de emendas

11/06/2026 14:28

Reitor Irineu, vice-reitora Olga e chefe de gabinete Bernardo Meyer receberam o secretário da Casa Civil do governo do Estado, Henrique de Freitas Junqueira (Foto: Divulgação)

O secretário de Estado da Casa Civil, Henrique de Freitas Junqueira, reuniu-se nesta quinta feira, 11 de junho, com o reitor Irineu Manoel de Souza, a vice-reitora Olga Zigelli Garcia e o chefe de Gabinete, Bernardo Meyer, no Gabinete da Reitoria da UFSC.

O objetivo da reunião foi promover maior aproximação entre a UFSC do Governo do Estado de Santa Catarina.

Um dos temas discutidos no encontro foi a criação de alternativas para viabilizar o repasse de emendas parlamentares destinadas por deputados estaduais para a Universidade. A UFSC é destinatária de emendas parlamentares do deputado Marquito que totalizam mais de R$ 1 milhão, para financiar projetos e atividades em Centros de Ensino. No entanto, entraves burocráticos impedem que recursos do orçamento estadual sejam transferidos diretamente para a UFSC, que é uma instituição federal.

O secretário Henrique Junqueira mostrou-se disposto a colaborar com a UFSC. Ele solicitou que a Universidade enviasse os números de referência das emendas, para que ele possa estudar a melhor forma de encaminhar os valores.

Tags: Gabinete da ReitoriaSecretário de EstadoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavisita

Prestação de contas anual da UFSC é aprovada pelo Conselho Universitário

03/06/2026 12:21

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reunido em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira, 2 de junho, avaliou e aprovou, por unanimidade, a prestação de contas da instituição referente ao exercício financeiro de 2025, por solicitação do Gabinete da Reitoria (GR). A equipe da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan/UFSC) esteve presente na sessão para acompanhar o relatório.

Em sessão dedicada ao detalhamento técnico e à análise da conjuntura financeira da instituição, o conselheiro-relator, Luís Augusto dos Santos Madureira, apresentou extenso parecer que sistematiza os principais indicadores de gestão, desempenho acadêmico e execução orçamentária do período. Ressaltou que o trabalho se limitou aos “aspectos formais dos relatórios”, sem avaliar o mérito dos dados — responsabilidade da gestão —, e enfatizou que a universidade atuou sob persistentes restrições orçamentárias, o que exigiu da administração central interlocução contínua com o governo federal e com a bancada catarinense para mitigar desafios estruturais e conter o aumento dos custos operacionais.

O relatório apresentado pelo conselheiro detalhou que a UFSC contou com uma dotação de aproximadamente R$ 2,45 bilhões em 2025, dos quais a maioria, cerca de 90,65%, foi destinada ao programa de gestão e manutenção do poder executivo, que cobre despesas com pessoal ativo e inativo. Madureira observou que, após o pagamento de folha e encargos, restou uma margem de apenas 7,12% para atender despesas de custeio, como manutenção e infraestrutura, e um percentual ainda menor, de 0,06%, para investimentos de capital. Segundo o relator, essa configuração orçamentária reflete uma realidade onde a instituição precisa preservar o “núcleo essencial da missão universitária”, garantindo a manutenção do ensino, da pesquisa, da extensão e, prioritariamente, das políticas de permanência estudantil, como o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e da moradia.

Além dos números financeiros, o parecer trouxe uma análise de governança fundamentada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), listando pontos positivos como a qualificação do corpo docente e a transparência dos processos decisórios, mas também apontando fragilidades como a carência de sistemas automatizados e a lentidão em alguns fluxos administrativos. O conselheiro relatou que a Auditoria Interna (Audin) da UFSC considerou que o relatório de gestão obedeceu aos princípios exigidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), alcançando uma aderência de 87% aos requisitos avaliados. Em sua conclusão, Madureira afirmou que, diante da análise dos documentos e dos pareceres prévios da Audin e do Conselho de Curadores, manifestou-se “favorável à aprovação da prestação de contas anual”.

Antes da votação final, o reitor Irineu Manoel de Souza reforçou as dificuldades financeiras mencionadas no relatório, pontuando que, entre 2015 e 2025, as universidades federais sofreram uma redução real de 50% em seu orçamento, o que desestrutura qualquer planejamento a longo prazo. O debate também contou com questionamentos da conselheira Cátia Regina Carvalho Pinto, ao que a equipe da Seplan esclareceu que o relatório de gestão funciona como um “retrato” do estado da universidade em 31 de dezembro, podendo sofrer alterações dinâmicas ao longo do ano seguinte.

Sem votos contrários ou abstenções, o pleno do CUn encerrou o processo validando a gestão financeira de 2025 e reconhecendo os esforços institucionais para manter a excelência acadêmica mesmo diante do quadro de asfixia orçamentária relatado.

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: Prestação de contas anualrelatório de gestãoUFSC