UFSC retoma debate e aprova política para estudantes indígenas e quilombolas

26/05/2026 16:52

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu sessão ordinária na tarde desta terça-feira, 26 de maio, na Sala dos Conselhos, com transmissão pelo canal do CUn no YouTube. Entre os temas da pauta, foi retomado o debate sobre a proposta de Política Institucional para o Ingresso e a Permanência de Estudantes Indígenas e Quilombolas. A matéria já havia sido apreciada anteriormente, mas sua votação foi adiada em razão de pedido de vistas apresentado pelo conselheiro Juarez Vieira do Nascimento, com o objetivo de proporcionar aperfeiçoamentos ao parecer original.

O parecer de vistas reuniu sugestões discutidas e consensuadas com a relatora original do processo, Olga Regina Zigelli Garcia, além de contribuições apresentadas por outros conselheiros. As alterações se concentraram principalmente no aprimoramento da forma, da organização e da redação da minuta, com ajustes na redação, sem alteração de sua estrutura essencial.

Entre os pontos destacados, o parecer enfatizou que uma política de permanência deve abranger toda a trajetória formativa dos estudantes indígenas e quilombolas na UFSC, incluindo educação básica, graduação e pós-graduação. Para isso, foram propostos acréscimos em capítulos relacionados a estruturas e responsabilidades, ensino, pesquisa e extensão, permanência estudantil e promoção da equidade.

Outro aspecto relevante foi a inclusão de uma seção específica sobre financiamento, diante das restrições orçamentárias e da necessidade de ampliar as fontes de apoio à permanência estudantil. Nesse contexto, o parecer menciona a Portaria Capes nº 150, de 7 de abril de 2026, que institui o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Indígena (PDAI), voltado para inclusão, permanência e qualificação de estudantes e pesquisadores indígenas na pós-graduação, com previsão de bolsas de mestrado e doutorado, apoio a pesquisas colaborativas e ações de extensão.

A relatora Olga acatou todas as alterações sugeridas no parecer de vistas, previamente discutidas por um grupo de trabalho. O documento também reforçou a dedicação dos membros desse grupo na construção da proposta. Ao final da discussão, a minuta foi aprovada por unanimidade pelo colegiado.

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: Conselho UniversitárioPolítica Institucional para o Ingresso e a Permanência de Estudantes Indígenas e QuilombolasproafeUFSC

Prefeitura Universitária abre prazo para envio de projetos de arquitetura e engenharia na UFSC

26/05/2026 10:26

A Prefeitura Universitária (PU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE), informa que está aberto, até 30 de junho de 2026, o período para envio de demandas institucionais de projetos de arquitetura e engenharia voltadas para novas edificações, ampliações, reformas e obras de infraestrutura da Universidade.

As orientações foram encaminhadas à comunidade universitária pelo DPAE via SPA, por meio de Ofício Circular, e estão previstas em Edital, que estabelece os prazos, critérios e procedimentos para encaminhamento das demandas.

O envio de demandas poderá ser feito pelas unidades de ensino, pró-reitorias, secretarias e campi  da UFSC. Os pedidos devem ser enviados ao DPAE (via SPA), observando as instruções previstas no edital.

A iniciativa tem como objetivo subsidiar o planeamento estratégico da DPAE e a definição do seu Plano de Trabalho para o período de 2026 a 2028, a partir do levantamento das necessidades específicas pelas unidades da instituição. De acordo com a DPAE, a participação das unidades é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos e para a construção de um planejamento mais eficiente, alinhado às demandas acadêmicas e administrativas da Universidade.

O edital e demais orientações também estão disponíveis na página do DPAE.

Mais informações pelo e-mail dpae@contato.ufsc.br.

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: DPAE/UFSCeditalPrefeitura UniversitáriaUFSC

UFSC avança no debate sobre contrato com Ebserh, com fortalecimento do hospital‑escola

22/05/2026 10:56

Representantes da Administração Central e de comissão específica conduziram a audiência pública que discutiu com a comunidade a renovação contratual da UFSC com a Ebserh. Fotos: Gustavo Diehl | Agecom

Em audiência pública na tarde desta quinta-feira, 21 de maio, no Auditório da Reitoria, representantes da Administração Central, de comissão específica, de entidades sindicais, trabalhadores do Hospital Universitário (HU), servidores e estudantes se reuniram para discutir a renovação contratual da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O contrato foi firmado em 2015 e teve sua vigência prorrogada por 120 dias em março de 2026.

A minuta foi elaborada por comissão designada para analisar a proposta de contratação encaminhada pela Ebserh e produzir relatórios periódicos sobre a gestão da empresa junto ao hospital. A etapa da consulta pública, realizada entre 6 e 15 de maio de 2026, também trouxe subsídios para a versão final do documento, disponibilizada anteriormente para auxiliar os debates na audiência.

O chefe de Gabinete, Bernardo Meyer, acompanhado do reitor Irineu Manoel de Souza, apresentou as principais alterações e inclusões no texto e detalhou o processo de revisão da minuta de renovação do contrato com a Ebserh. Este trabalho foi fruto de quase três anos de discussão e estudos técnicos pela comissão especial e ao final será submetido à deliberação do Conselho Universitário (CUn) antes do encaminhamento oficial à empresa.

O chefe de Gabinete da UFSC, Bernardo Meyer, apresentou as principais alterações e inclusões na minuta de renovação do contrato com a Ebserh

Segundo Meyer, o processo atual rompeu com um ciclo de falta de acompanhamento da gestão no HU. “Ao longo de todo o período de vigência contratual da Ebserh, nunca havia sido feito um trabalho de avaliação de desempenho no Hospital Universitário”, afirmou, destacando que essa foi a missão inicial da comissão criada em 2023.

Após a entrega de um relatório em novembro de 2025, que apontou fragilidades e pontos de melhoria, a Universidade passou a analisar a nova minuta enviada pela Ebserh em fevereiro de 2025. Meyer explicou que o objetivo central da Reitoria foi propor uma redação mais interessante para a instituição, incorporando contribuições da consulta pública e desta audiência.

Um dos pontos centrais da nova proposta é o fortalecimento do HU como unidade acadêmica. Bernardo destacou que a atuação da Ebserh passará a ser condicionada à “ligação com os planos de ensino dos departamentos e cursos correlatos da UFSC”. Além disso, a minuta agora prevê a garantia de recursos específicos para o funcionamento do HU como hospital‑escola, uma demanda recorrente da comunidade universitária.

Entre as principais alterações apresentadas, destacam-se:

Gestão paritária: inclusão da cooperação entre UFSC e Ebserh e reafirmação da autonomia da Universidade na formulação de políticas de ensino;
Pesquisa e extensão: obrigações de destino de recursos especificamente ao incentivo à pesquisa e à extensão;
Residências médicas: remoção da obrigatoriedade de adesão ao Exame Nacional de Residência (Enare) da Ebserh, garantindo maior autonomia à Comissão de Residência Médica (Coreme).

A questão dos servidores vinculados ao Regime Jurídico Único (RJU) foi definida pelo chefe de Gabinete como “bastante polêmica”, resultando em cláusulas que restringem a cessão desses profissionais apenas a cargos comissionados ou funções gratificadas. Foi garantido que “o controle de frequência, a escala dos servidores e o poder disciplinar vai ser exercido tão somente pela UFSC no que diz respeito ao RJU”.

No campo da governança, a minuta propõe a criação de um órgão colegiado consultivo com representação de estudantes e usuários do hospital. Outro avanço foi a possibilidade de que a “escolha do superintendente possa ser precedida por consulta prévia regulamentada no âmbito da UFSC”.

Meyer ainda explicou que a revisão contratual, prevista para ocorrer a cada quatro anos, exigiria um relatório de auditoria independente custeado pela Ebserh. Além disso, os relatórios quadrienais deverão ser submetidos à aprovação do CUn e os planos anuais da estatal deverão ser apresentados ao CUn sempre no mês de março.

Ao final da apresentação, foram abertas as inscrições para as falas dos participantes. Neste sentido, toda contribuição foi registrada e, no que couber, fará parte da minuta de renovação contratual.

Ao avaliar a audiência, o reitor afirmou que “as reflexões discutidas foram muito importantes para aprofundar os estudos, sintetizar aprendizados, ampliar o escopo de trabalho e promover uma divulgação mais ampla à comunidade universitária”. Irineu reiterou sua confiança de que “teremos condições de avançar bastante” em relação ao que foi feito até aqui e reforçou que as contribuições recebidas serão aproveitadas para futuros encaminhamentos institucionais, deixando claro que o processo participativo segue aberto a novas colaborações.

Rosiani Bion de Almeida | Setor de Imprensa do GR
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Fotos: Gustavo Diehl | Agecom

Tags: DCEEbserhHospital UniversitárioHUProdegesprenovação contratualSintufscUFSC

Representantes da UFSC participam em Brasília do 1º Fórum de Reitores Brasil-África

21/05/2026 13:35

Representantes da UFSC participarão do 1º Fórum de Reitores Brasil–África, que reunirá, de 25 a 27 de maio de 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, dirigentes e equipes de cooperação internacional de universidades federais, estaduais, municipais, confessionais e comunitárias, além de instituições africanas mobilizadas pela Association of African Universities (AAU). O reitor Irineu Manoel de Souza integrará as atividades do primeiro dia, e o diretor da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), Guilherme Carlos da Costa, marcará presença nos três dias do evento.

O Fórum, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), possui o objetivo de fortalecer e ampliar a colaboração estratégica entre universidades brasileiras e africanas por meio do estabelecimento de instrumentos de cooperação em áreas de interesse mútuo, do reforço aos intercâmbios em gestão acadêmica, administrativa e pedagógica e da implementação de programas de mobilidade para docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.

A programação contempla a cerimônia de abertura e um almoço dos reitores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguido de painéis plenários. Nos dias 2 e 3, estão previstas oficinas, reuniões bilaterais e a assinatura de acordos. Embora o arcabouço de cooperação universitária Brasil–África já esteja consolidado, ainda há espaço para evolução. Nesse sentido, o Fórum se apresenta como uma plataforma estratégica para suprir lacunas, diversificar parcerias e posicionar a educação superior como pilar da cooperação sustentada entre Brasil e África, com amplo potencial de crescimento e de integração.

“Será uma oportunidade para fazermos novos acordos de cooperação com universidades africanas e aprofundar as relações já existentes”, destaca a secretária Fernanda Leal (Sinter). “Também faremos uma apresentação sobre boas práticas de internacionalização da UFSC, com ênfase no aprimoramento da recepção e do acolhimento à comunidade estudantil nos últimos anos, impulsionado por parcerias estratégicas com comunidades de estudantes africanos”, acrescenta.

O levantamento da Sinter aponta os seguintes números:

Corpo discente: 41,65 mil estudantes, da educação básica à pós-graduação.
Docentes: 2,5 mil.
Técnico-administrativos: 2,8 mil.
Estrutura multicampi: 5 campi em Santa Catarina.
Oferta de cursos: 119 graduações, 86 mestrados e 61 doutorados.
Desempenho em rankings:
3ª melhor universidade federal do Brasil (IGC/MEC, 2025).
11ª melhor universidade da América Latina (THE Latin America, 2026).
8ª melhor universidade e 4ª melhor universidade federal do Brasil (QS Latin America, 2026).

Internacionalização em números e ações

Mais de 400 acordos de cooperação internacional ativos.
Programas de mobilidade acadêmica com e sem bolsas.
Circulação anual de cerca de 500 estudantes (incoming e outgoing).
Participação de estudantes internacionais em projetos de extensão universitária.
Universidade federal com o maior número de estudantes internacionais pelo PEC‑G.
Oferta de disciplinas em línguas estrangeiras e em modalidade COIL.
Capacitação linguística voltada à internacionalização.
Programa de Apadrinhamento de Estudantes Internacionais para acolhimento e integração.

Comunidade africana na UFSC

A universidade contabiliza 562 estudantes africanos, dos quais 83,3% estão na graduação e 16,7% na pós-graduação. Na pós, há 40 mestrandos, 54 doutorandos e 1 estudante pelo PEC‑PG.

As principais portas de entrada para a graduação são:

Transferências externas: 311
Transferência interna: 65
PEC‑G: 57
Vestibular/SiSU: 23
Retornos: 12

Origem dos estudantes africanos

O mapa de origem evidencia forte presença de países lusófonos, com destaque para:

Angola (255)
Guiné‑Bissau (175)
Moçambique (63)
Cabo Verde (15)
Também há estudantes de Guiné (13), Benim (9), Gabão (6), São Tomé e Príncipe (6), Nigéria (6), Congo (5), Guiné Equatorial (2), além de África do Sul, Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Senegal e Tunísia (1 cada).

Confira a programação completa.

Setor de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: 1º Fórum de Reitores Brasil–ÁfricaAndifesCapesMECReitoriaSinterUFSC