-
UFSC apresenta propostas para ampliar ingresso de pessoas negras no magistério superior
Publicado em 20/11/2024 às 20:19Como parte das atividades promovidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para fomentar o antirracismo na instituição, foi realizada uma Audiência Pública nesta terça-feira, 19 de novembro, na Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis (SC). O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do YouTube da TV UFSC.
Preocupada com o cenário apresentado sobre os concursos públicos e a não ocupação de vagas por docentes negros(as), a atual gestão da UFSC nomeou, em julho de 2024, uma comissão no intuito de revisar e propor alterações na Resolução Normativa nº 34/CUn/2013 (a qual estabelece as normas para o ingresso na carreira do magistério superior). Iniciativas deste tipo são necessárias para que a Universidade possa atingir ao menos o mínimo de 20% estipulado em lei, aponta o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC.
Durante a Audiência, duas mesas de trabalho foram compostas. A primeira com membros da gestão da UFSC, que contou com a participação da vice-reitora Joana Célia dos Passos; das pró-reitoras de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), Sandra Regina Carrieri de Souza; de Graduação e de Educação Básica (Prograd), Dilceane Carraro; e de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), Leslie Sedrez Chaves.
Representando a Proafe, promotora do evento, a pró-reitora Leslie reforçou que o momento é “histórico”, uma vez que o tema e a mudança na UFSC são “extremamente necessárias” e, sendo uma das primeiras professoras cotistas da instituição, reconhece que o diferencial é ter políticas públicas que mudem a realidade de estudantes e trabalhadores(as) da Universidade. Para além de discutir o Racismo, Leslie ressaltou que a atual “gestão decidiu detectar e enfrentar este problema na instituição” e busca, com este desafio, o engajamento da comunidade universitária e da sociedade em geral para consolidar este debate.
A vice-reitora Joana exaltou a presença da comunidade interna e externa à Universidade e dos que assistiam à Audiência, pois será esta participação coletiva “que irá ajudar a definir os rumos das políticas de ingresso para docentes em uma instituição que é patrimônio da sociedade brasileira”. Destacou a trajetória traçada por esta gestão, com a aprovação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC, em 2022, alguns meses após a posse da nova Reitoria; neste ano a apresentação do Relatório de Monitoramento e Avaliação da referida política; e no dia de hoje, a realização da audiência e o debate das propostas. Segundo a vice-reitora, toda essa movimentação, iniciada há dois anos, busca construir alternativas para enfrentar esta desigualdade no acesso de professores(as) negros(as) nos quadros funcionais da instituição.
A segunda mesa foi constituída pelos integrantes da comissão: a secretária de Aperfeiçoamento Institucional (SEAI) e coordenadora dos trabalhos, Luana Renostro Heinen; a assessora Institucional do Gabinete da Reitoria, Miriam Furtado Hartung; a pró-reitora (Proafe), Leslie Sedrez Chaves; a servidora técnico-administrativa Mariana Fernandes Teixeira, do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/Prodegesp); o professor do Departamento de Geociências, Lindberg Nascimento Júnior; a professora do Departamento de Psicologia, Lia Vainer Schucman; e o diretor do Departamento Ensino (DEN/Prograd), Antonio Alberto Brunetta.
Na ocasião, o grupo apresentou dois modelos com mudanças nos percentuais de reserva de vagas para o ingresso na carreira docente na UFSC, buscando ampliar a contratação de pessoas negras na instituição. Essas propostas foram, previamente, discutidas nos centros de ensinos e conselhos de unidade da Universidade. Os dois textos – 100% e 30% – estão disponíveis para consulta:
Modelo_1_Reserva_100%_das_vagas
Modelo_2_Reserva_30%_das_vagas
O público presente pôde contribuir com questionamentos à mesa e colocações que serão avaliadas posteriormente pela comissão.
Assista na íntegra a Audiência Pública:
Saiba mais
Novembro Negro
Durante o mês em que se celebra a Consciência Negra, setores administrativos e acadêmicos, coletivos e grupos de pesquisa da Universidade realizam várias atividades que tem como objetivo propor ações de combate ao racismo institucional, como cursos de capacitação, rodas de conversa, palestras, apresentações artístico-culturais, exposições etc. A programação é atualizada diariamente pelo site novembronegro.ufsc.br.
Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC
UFSC deve demorar 150 anos pra atingir mínimo de 20% de servidores negros, mostra relatório
Rosiani Bion de Almeida | imprensa.gr@contato.ufsc.br
Coordenadoria de Imprensa do GR | UFSC -
UFSC promove debate sobre assédio moral e sexual, nesta quinta
Publicado em 19/11/2024 às 13:05O Departamento de Processos Disciplinares (DPD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, 21 de novembro, o Ciclo de Debates: Assédio Moral e Sexual – Prevenção e Responsabilização Cível, Criminal e Administrativa, no auditório do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernanio de São Thiago (HU/UFSC), das 8h30 às 12h.
O evento será ministrado pelos docentes Júlio César Machado Ferreira de Melo, Juliano Scherner Rossi, Luana Renostro Heinen e Elizete Lanzoni Alves. Interessados devem se inscrever pelo formulário on-line. Os participantes têm direito à certificado de três horas.
O evento tem por finalidade promover a adoção de políticas repressivas, e sobretudo, preventivas no que diz respeito às regras comportamentais desejáveis a uma boa convivência entre os membros da comunidade universitária e do HU, o que repercutirá na eficiência de suas atuações, e por conseguinte, beneficiará toda a sociedade.
A iniciativa busca, ainda, a prevenção de litígios (ou a redução de seus efeitos), a mitigação dos riscos jurídicos e, em geral, a melhor adequação de atos e processos dos agentes públicos à lei.
Mais informações na página do DPD.
-
Novembro Negro: UFSC terá audiência pública sobre combate ao racismo institucional
Publicado em 18/11/2024 às 10:35A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) promove, nesta terça-feira, 19 de novembro, uma Audiência Pública para conhecer e discutir as propostas de ações para combater o racismo institucional. O evento será na Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis (SC), às 18h.
Durante a Audiência, a Comissão nomeada para elaborar uma revisão da Resolução Normativa Nº 34/CUn/2013, apresentará as propostas. A comissão estuda mudanças às normas para o ingresso na carreira do magistério superior na UFSC, buscando ampliar a contratação de servidores(as) docentes negros(as) na instituição.
Segundo apontou o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC, ações do tipo são necessárias para que a Universidade possa atingir ao menos o mínimo de 20% de servidores(as) negros(as) estipulado por lei.
Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Sedrez Chaves, ao longo dos últimos anos, a UFSC conseguiu entregar à comunidade universitária uma Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional que previa inclusive esse diagnóstico demonstrado no Relatório.
“Agora temos a oportunidade de implementar uma nova ação, desta vez por meio da revisão de nosso regramento, para que a UFSC deixe de figurar entre as instituições que não atingiram esse percentual mínimo exigido por lei. Já tivemos grandes avanços até aqui para demonstrar que a UFSC quer ser uma instituição antirracista. Acredito que conseguiremos promover a equidade também nos concursos públicos, aprimorando a maneira como as ações afirmativas são aplicadas. É muito importante a participação de toda a comunidade nesta Audiência Pública”, disse Leslie.
Após a apresentação em Audiência Pública, as propostas serão reunidas e encaminhadas para apreciação do Conselho Universitário.
Serviço:
O quê: Audiência Pública para discutir combate ao racismo institucional na UFSC
Quando: 19 de novembro, terça-feira, às 18h
Onde: Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.>> Conheça o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC
>> Saiba mais na notícia UFSC deve demorar 150 anos pra atingir mínimo de 20% de servidores negros, mostra relatório -
Avaliação institucional disponível à comunidade universitária até 10 de fevereiro de 2025
Publicado em 18/11/2024 às 9:45Estão abertos à comunidade universitária os questionários de autoavaliação institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) referentes ao ano de 2024. O processo, conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), permite aos estudantes e servidores manifestar suas opiniões sobre o ambiente universitário, como estratégia de autoconhecimento institucional e orientação de atividades acadêmicas e administrativas da UFSC.
De acordo com a CPA, a autoavaliação reflete a defesa pela garantia do ensino superior de qualidade e pela gestão da universidade pública. Os questionários ficam abertos até 10 de fevereiro de 2025. Responda ao questionário de acordo com o seu segmento universitário:
- Estudantes de Graduação;
- Estudantes de Pós-Graduação;
- Docentes;
- Gestores;
- Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs).
Para mais informações, acesse o site do CPA ou entre em contato pelo e-mail cpa@contato.ufsc.br.
-
UFSC prorroga plano de saúde para servidores
Publicado em 15/11/2024 às 10:00A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou ofício no dia 14 de novembro deste ano, em que o Plano de Saúde para servidores – contrato nº 232/2019 -, cuja vigência até 1° de dezembro de 2024, foi prorrogado até a finalização da nova licitação.
O documento também informa que “a medida assegura a continuidade de cobertura e de utilização do plano de saúde pelo servidor(a) e seu(s) dependente(s) durante o período de prorrogação, garantindo a assistência à saúde suplementar aos(às) beneficiários(as) do referido contrato”.
Mais informações no site da Prodegesp.