UFSC e Acate assinam acordo para promoção do empreendedorismo e da inovação

03/02/2023 11:31

Presidente da Acate, Iomani Engelmann, e reitor Irineu exibem documento do termo de cooperação técnica assinado (Fotos: Robson Ribeiro / Secretaria de Comunicação da UFSC)

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Iomani Engelmann, assinaram nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, um acordo de cooperação técnica para a realização do projeto ACATE Campus. O projeto visa a transferência de conhecimento para a promoção de empreendedorismo e inovação na UFSC e será desenvolvido durante um período de três anos.

A cerimônia de assinatura ocorreu na Sala dos Conselhos e foi prestigiada pelo superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick; o diretor em exercício do Centro Tecnológico (CTC), Sérgio Peters, além de membros da diretoria da Acate, professores da Universidade e integrantes da equipe da Propesq.

Pelos termos do acordo, a UFSC deverá a oferecer espaço físico para o projeto; mobilizar alunos, técnicos e professores para participar das atividades extensionistas promovidas; promover junto à comunidade universitária palestras, workshops e aulas e estimular a participação de alunos, técnicos e professores em atividades de pré-incubação, incubação e de promoção à inovação e empreendedorismo desenvolvidas pela Acate. As atividades do projeto ACATE Campus serão desenvolvidas nos espaços do Ambiente de Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores (Novus), vinculado ao CTC e localizado no Sapiens Parque.

A Associação Catarinense de Tecnologia, por sua vez, deverá indicar profissionais empreendedores para participar de aulas, palestras e workshops; contribuir com atividades de curricularização da UFSC; realizar ações de pré-incubação e incubação que estimulem o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo na UFSC e promover e estimular a participação de empresas, instituições do terceiro setor e parceiros externos, a exemplo do Sebrae, Prefeitura de Florianópolis e Fapesc, no apoio de projetos e ações universitárias desenvolvidas na UFSC.

A cerimônia de assinatura foi conduzida pelo Chefe de Gabinete da UFSC, professor Bernardo Meyer. Após uma rápida apresentação do projeto, realizada pelo professor Rafael Moré, o presidente da Acate falou aos presentes. Ele disse estar emocionado com a assinatura do convênio, lembrando que também é ex-aluno da UFSC. Iomani Engelmann afirmou que a Universidade tem grande destaque na área de pesquisa e é responsável pelo surgimento de empresas no Brasil e no exterior.

De acordo com o presidente da Acate, um dos objetivos do acordo de cooperação técnica é tornar-se um elo entre a pesquisa da universidade e o mercado, além de fomentar o empreendedorismo e criar novas oportunidades para os estudantes. “A UFSC é protagonista de tudo que aconteceu em termos de inovação no Estado”, afirmou.

Após a assinatura, o reitor Irineu Manoel de Souza disse que a nova gestão da UFSC está promovendo ações efetivas de mudança na forma de administrar a Universidade. “Quando falamos que queremos nos aproximar da sociedade, não é apenas retórica”, disse o reitor. Ele citou as iniciativas de encontros com entidades da indústria e comércio, do Judiciário, dos órgãos de controle, de empresas financiadoras de pesquisa. Também destacou a reativação do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina.

O reitor da UFSC destacou a importância desse relacionamento com a sociedade e das parcerias com objetivo de fortalecer as pesquisas e projetos de inovação. “Por meio da ciência e tecnologia poderemos transformar o Brasil num país desenvolvido”, afirmou o professor Irineu.

Tags: AcateAcate CampusempreendedorismoinovaçãoNovusUFSC

Serviço de alimentação continua no Restaurante do CCA em fevereiro

30/01/2023 13:06

Em fevereiro, o serviço de alimentação oferecido a toda a comunidade universitária continuará a ser feito no restaurante do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Bairro do Itacorubi. As reformas que estão sendo realizadas no RU da Trindade, o maior da UFSC, ainda não foram concluídas.

Enquanto isso, está garantida a continuidade do auxílio-deslocamento a todos(as) os(as) estudantes com cadastro na Pró-reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae) que receberam o auxílio em janeiro. A Prae enviará a todos os estudantes isentos ainda não contemplados um formulário para que manifestem interesse em receber o auxílio-deslocamento.

As melhorias proporcionarão mais qualidade no serviço prestado pelo Restaurante Universitário. As obras têm o objetivo de aprimorar as condições de segurança no trabalho e garantir a continuidade do serviço. O RU da Trindade estará em funcionamento no início do primeiro período letivo semestral de graduação de 2023, no dia 6 de março.

 

Tags: PraereformasRestaurante UniversitárioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC assegura verba de 700 mil para reforma do alojamento indígena

24/01/2023 11:26

Os dormitórios contarão com iluminação natural , ventilação cruzada e mecânica nos espaços de longa permanência. (Imagens Ilustrativas/DPAE/UFSC)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomou os recursos das emendas parlamentares destinadas a reforma do alojamento provisório dos estudantes indígenas na instituição. O valor de R$ 700 mil, arrecadado inicialmente pela Universidade em 2019, através de emendas parlamentares, foi empenhado para o ano de 2023. Desta forma, os recursos estão assegurados e poderão ser utilizados normalmente. O projeto está em fase final de atualização do orçamento e deve ser enviado para licitação. A expectativa é que a obra seja entregue em novembro deste ano. Os recursos são provenientes de emendas apresentadas pelo senador Esperidião Amin (PP) e pelo deputado federal Pedro Uczai (PT).

A licitação para a reforma do alojamento foi elaborada ainda na gestão de Ubaldo Cesar Balthazar e prorrogada por duas vezes na mesma administração. Após a posse da nova reitoria, em julho de 2022, um reajuste legal, de 35%, foi apresentado para que a empresa vencedora desse início à reforma passados três anos, mas a empresa recusou a proposta. As negociações com a companhia que ficou em segundo lugar na licitação também não obtiveram sucesso e o contrato foi então rescindido amigavelmente. 

Agora o Departamento de Projeto de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC) está finalizando o processo de atualização do orçamento, que será concluído até o fim de janeiro. Em seguida, o projeto deve ser encaminhado para a licitação. O novo alojamento indígena, que ainda não é definitivo, terá capacidade de abrigar 60 estudantes, divididos em 12 dormitórios compartilhados. A edificação contará também com sala de descanso, brinquedoteca e cozinha. A equipe da Pró-reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE) trabalha com o prazo de entrega da obra para novembro de 2023. 
(more…)

Tags: Alojamento IndígenaDPAE/UFSCEmendas parlamentaresObrasPermanênciaPraeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitoria da UFSC recebe comitiva de executivos da Petrobras para reforçar parcerias

12/01/2023 12:52

Comitiva de executivos da Petrobras foi recepcionada no gabinete da Reitoria pelos dirigentes da UFSC (Fotos: Luís Carlos Ferrari)

O reitor Irineu Manoel de Souza e a vice-reitora Joana Célia dos Passos interromperam momentaneamente as suas férias para receber na UFSC um grupo de executivos da Petrobras. A comitiva esteve em Florianópolis nesta quarta-feira, 11 de janeiro, para conhecer as novas propostas de parceria com a Universidade e participar de encontros com outros atores do ecossistema de ciência e tecnologia do Estado. A Petrobras é a maior parceira empresarial da UFSC na área da pesquisa: nos últimos 10 anos, a estatal investiu cerca de R$ 250 milhões e atualmente estão ativos 29 projetos de pesquisa que envolvem mais de R$ 80 milhões.

Além do reitor Irineu e da vice-reitora Joana, participaram da recepção à comitiva o professor Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; o superintendente de Projetos da Propesq, William Gerson Matias; o professor Ricardo Ruther, coordenador do laboratório Fotovoltaica; o diretor de gabinete da Reitoria, professor João Luiz Martins e a reitora em exercício, professora Dilceane Carraro.

O grupo de executivos da Petrobras era formado por Maiza Pimenta Goulart, gerente executiva do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes); Vinicius Machado, gerente geral de P&D em Exploração e Produção; José Biruel, gerente de Gestão e Inovação; Juliana Vaz Bevilaqua, gerente setorial de Tecnologias para Meio Ambiente; Carlos Gama, gerente de Portfólio de Tecnologia e Carlos Beckman, coordenador de Relacionamento do Cenpes.
(more…)

Tags: InPETU HubparceriasPetrobrasPropesqUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitor da UFSC está em Brasília para tratar do orçamento das universidades federais para 2023

07/12/2022 15:07

Reitor está reunido com representantes de IFES de todo o Brasil em Brasília (Foto: Ricardo Torres/ Agecom UFSC)

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, está em Brasília para participar de atividades da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e, nesta quinta-feira, 8 de dezembro, participará da reunião ordinária que tratará do orçamento das universidades federais para 2023. “Em um contexto crítico, como o que estamos enfrentando, é fundamental que as universidades estejam articuladas e se mobilizem para reverter esse quadro insustentável de falta de recursos financeiros”, destacou o reitor.

O reitor enalteceu que a comunidade universitária precisa ser respeitada e indicou a urgência de recomposição do orçamento e viabilização do pagamento de bolsas e subsídios para o funcionamento da Universidade. “A situação que estamos vivenciando não tem precedentes. Os cortes promovidos pelo Governo Federal são irresponsáveis e desrespeitosos”, finalizou.

Nesta quarta-feira, 7 de dezembro, o reitor participa do Seminário de Comunicação. O evento, realizado na sede na Andifes, em Brasília, está discutindo formas articuladas de comunicação para fortalecer o papel das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) na qualificação do debate público e no combate à desinformação. Além do reitor, participa do evento o diretor da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC, Ricardo Torres.

Tags: AndifesgestãoIrineu Manoel de SouzaOrçamento 2023ReitoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina