UFSC assegura verba de 700 mil para reforma do alojamento indígena

24/01/2023 11:26

Os dormitórios contarão com iluminação natural , ventilação cruzada e mecânica nos espaços de longa permanência. (Imagens Ilustrativas/DPAE/UFSC)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomou os recursos das emendas parlamentares destinadas a reforma do alojamento provisório dos estudantes indígenas na instituição. O valor de R$ 700 mil, arrecadado inicialmente pela Universidade em 2019, através de emendas parlamentares, foi empenhado para o ano de 2023. Desta forma, os recursos estão assegurados e poderão ser utilizados normalmente. O projeto está em fase final de atualização do orçamento e deve ser enviado para licitação. A expectativa é que a obra seja entregue em novembro deste ano. Os recursos são provenientes de emendas apresentadas pelo senador Esperidião Amin (PP) e pelo deputado federal Pedro Uczai (PT).

A licitação para a reforma do alojamento foi elaborada ainda na gestão de Ubaldo Cesar Balthazar e prorrogada por duas vezes na mesma administração. Após a posse da nova reitoria, em julho de 2022, um reajuste legal, de 35%, foi apresentado para que a empresa vencedora desse início à reforma passados três anos, mas a empresa recusou a proposta. As negociações com a companhia que ficou em segundo lugar na licitação também não obtiveram sucesso e o contrato foi então rescindido amigavelmente.

Agora o Departamento de Projeto de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC) está finalizando o processo de atualização do orçamento, que será concluído até o fim de janeiro. Em seguida, o projeto deve ser encaminhado para a licitação. O novo alojamento indígena, que ainda não é definitivo, terá capacidade de abrigar 60 estudantes, divididos em 12 dormitórios compartilhados. A edificação contará também com sala de descanso, brinquedoteca e cozinha. A equipe da Pró-reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE) trabalha com o prazo de entrega da obra para novembro de 2023.

Reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, visita as instalações do alojamento indígena, afetadas pelas chuvas que atingiram Florianópolis em 1° de dezembro de 2022 (Foto: Divulgação)

Permanência

Para a estudante do curso de Psicologia Thaira Pripra, que é uma das representantes dos estudantes indígenas da UFSC, a importância desse valor ter sido garantido é uma questão de permanência. Segundo ela, “as chuvas que atingiram Florianópolis em dezembro foram bastante prejudiciais para a gente. Além disso, o local não nos proporciona condições para um bom rendimento acadêmico. Então, temos uma grande esperança e expectativa no alojamento. Apesar dele não conseguir abranger todos os estudantes indígenas, conseguiremos garantir a permanência de parte desses alunos”. Em entrevista, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Simone Sampaio, reforçou o compromisso com a permanência estudantil, em especial com as questões relativas aos estudantes indígenas.

Em dezembro do ano passado, a viabilização de recursos e apoio para a execução do projeto da Moradia Indígena estudantil definitiva no Campus da UFSC, em Florianópolis, foi tema de encontro entre integrantes da Administração Central com representantes do Consulado dos Estados Unidos. Na ocasião, um grupo de estudantes indígenas esteve no Gabinete. Junto às suas lideranças, entregaram aos representantes da Embaixada o projeto arquitetônico da Moradia, elaborado em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Robson Ribeiro/Estagiário da Secretaria de Comunicação/UFSC

Tags: Alojamento IndígenaDPAE/UFSCEmendas parlamentaresObrasPermanênciaPraeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina