Reitor viaja a Brasília em busca de suplementação do orçamento e recursos para obras

13/11/2023 17:37

Professor Irineu teve oportunidade de falar em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense (Fotos: Bernardo Meyer)

O reitor Irineu Manoel de Souza, acompanhado do chefe de gabinete, professor Bernardo Meyer, viajou novamente a Brasília no dia 8 de novembro em busca de recursos para reforçar o orçamento da Universidade em 2024. O reitor teve a oportunidade de falar durante a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense e voltou a ressaltar a importância de uma emenda coletiva em prol de todas as instituições federais de educação superior do Estado.

A ideia da emenda coletiva (de bancada) foi elaborada no âmbito do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina, que foi reativado no início deste ano e atualmente é presidido pelo professor Irineu. O dirigente da UFSC foi o único reitor a falar na reunião do Fórum Parlamentar.

Após o encontro com a bancada, o reitor e o chefe de gabinete da UFSC promoveram reuniões em todos os gabinetes de parlamentares de Santa Catarina. O propósito das reuniões foi o de sensibilizar os parlamentares para apoio às demandas da UFSC para realização de obras em todos os campi da Universidade.

Estão no rol de obras a reforma do Centro de Convivência, construção de moradia estudantil, reforma do Bloco A do Centro de Ciências da Educação (CED), conclusão do prédio administrativo e construção de bloco de salas de aula do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), no campus de Florianópolis; construção do Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias (CPAAV), em Curitibanos; construção de prédio para o curso de Medicina em Araranguá; construção do campus de Joinville e instalação de campus próprio em Blumenau.

O professor Bernardo Meyer informou que os pleitos foram regionalizados, isto é, tratados com os parlamentares da respectiva região dos campi, e que a receptividade em geral foi muito positiva.

Outro objetivo da viagem do reitor foi buscar apoio para a destinação de recursos para as universidades federais. “Precisamos contar com os parlamentares para recomposição dos orçamentos das universidades”, disse o professor Irineu. Em diversas ocasiões, o reitor tem informado à comunidade sobre a necessidade de suplementação orçamentária para UFSC, pois o Orçamento de 2024 ainda seria deficitário em cerca de R$ 20 milhões.

Tags: Emendas parlamentaresObrasRecursos orçamentáriosReitoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina