UFSC instala Comitê de Eventos Climáticos

02/04/2024 14:02

Instalação do Comitê de Eventos Climáticos
(Fotos: Kauê Alberguini)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passou a contar com um seleto grupo de especialistas para orientar a administração nas tomadas de decisão no que se refere à ocorrência de eventos climáticos significativos, com impacto na mobilidade urbana e nas estruturas da Universidade. O Comitê de Eventos Climáticos, criado no final de 2023, foi instalado em uma rápida cerimônia realizada no Gabinete da Reitoria no dia 7 de março.

De acordo com a portaria que criou o Comitê, o grupo, de caráter consultivo, tem entre seus objetivos contribuir com criação de um protocolo com medidas e sugestões à comunidade da UFSC de acordo com os graus de risco (baixo, médio ou alto) dos eventos climáticos previstos. Com base neste protocolo e demais orientações dos especialistas, uma comissão ligada à Administração Central definirá as medidas a serem tomadas em relação às atividades acadêmicas e administrativas.

Além disso, o Comitê irá propor ações de capacitação para servidores da UFSC visando à formação de multiplicadores, tanto nos Centros de Ensino quanto nos setores administrativos, para exercer o papel de agente de orientação quanto às ações e comportamentos durante os fenômenos climáticos. Os especialistas também terão a incumbência de conceber, com apoio institucional, projetos ou atividades específicas que contribuam para a tomada de decisão pelo comitê e pelo Gabinete da Reitoria.

A professora Joana Célia dos Passos, que presidiu a cerimônia em nome do reitor Irineu Manoel de Souza, agradeceu a disponibilidade dos integrantes do Comitê de colocarem a sua expertise em benefício da comunidade universitária. O professor João Luiz Martins, diretor-geral do Gabinete, manifestou satisfação por saber que a partir de agora as decisões sobre suspensão de aulas ou trabalho administrativo serão tomadas com embasamento científico e não apenas em função de informações prestadas pela Central de Segurança da UFSC, sobre os cenários nos Centros de Ensino, e ainda mais grave, pela intuição de “olhar o rio”, referindo-se ao canal que corta o campus de Florianópolis.

Em seguida, cada um dos presentes à reunião se apresentou, falou brevemente sobre suas pesquisas, projetos ou atuação profissional e em como poderá contribuir para os trabalhos do Comitê. Um dos pontos citados foi que a Administração apoie projetos e pesquisas destinadas a construir bases de dados de longo prazo para validar a dimensão, impacto e eficácia de medidas de enfrentamento aos fenômenos climáticos.

O grupo multidisciplinar é presidido pela professora Janete Josina de Abreu, do Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e integrado por especialistas e pesquisadores de diversos Departamentos e Centros de Ensino da UFSC reconhecidos em suas áreas de atuação, além de representante da Defesa Civil estadual (veja abaixo a lista dos integrantes do Comitê).

Comitê de Eventos Climáticos da UFSC:

I – Janete Josina de Abreu (Departamento de Geociências/CFH);

II – Alexandra Rodrigues Finotti (pós-graduação em Engenharia Ambiental/CTC);

III – Ana Maria Bencciveni Franzoni (pós-graduação em Engenharia de Transporte e Gestão Territorial/CTC);

IV – Anna Cecília Amaral Petrassi (Coordenadora de Gestão Ambiental – CGA/DGG);

V – Harrysson Luiz da Silva (Departamento de Geociências/CFH);

VI – Lindberg Nascimento Junior (Departamento de Geografia/CFH);

VII – Marina Hirota Magalhães (Departamento de Física/CFM – Meteorologia);

VIII – Patrícia Kazue Uda (Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental/CTC);

IX – Regina Rodrigues Rodrigues (Coordenadoria Especial de Oceanografia/CFM);

X – Roberto Fabris Goerl (Departamento de Geociências/CFH);

XI – Wendell Rondinelli Gomes Farias (Departamento de Física/CFM); e

XII – Regina Panceri (Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil – membro externo).

Tags: Comitê de Eventos ClimáticosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina