Reitor participa em Brasília de seminário e reunião ordinária da Andifes

24/11/2023 15:11

O reitor Irineu Manoel de Souza participou, nos dias 22 e 23 de novembro, da reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do seminário “CRES + 5 e o futuro da educação superior na América Latina e Caribe”. A Conferência Regional da Educação Superior América Latina e Caribe (CRES+5) ocorrerá de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília (DF).

O reitor aproveitou a viagem para fazer contatos com parlamentares catarinenses em busca de recomposição orçamentária para a Universidade Federal de Santa Catarina.

Na reunião ordinária da Andifes, foram debatidos temas importantes para a organização das universidades. Na abertura do encontro, a deputada Ana Pimentel (PT/MG) deu informações sobre a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 2.699/2011, que trata do processo de escolha dos dirigentes universitários.

Um dos temas avaliados pelos dirigentes foi a possível aplicação da lei nº 8.010/90 à importação de equipamentos para a instalação das emissoras de rádio e TV pelas universidades federais. A UFSC integra a Rede Nacional de Comunicação Pública com a TV UFSC e em maio deste ano assinou com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) um acordo de cooperação para criação da Rádio UFSC.

Outro assunto debatido na reunião foi a proposta de projeto de lei sobre as fundações de apoio às Universidades, que teve a participação de representantes do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo da Andifes.

Ao final da reunião foram repassados informes da Comissão de Financiamento da Andifes, juntamente com o Fórum de pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad).

Tags: AndifesReitorUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina