Assinado o acordo de cooperação para criação da Rádio UFSC

22/05/2023 10:43

Luciana Couto e Israel Franke Silva, da EBC, estiveram na UFSC para tratar do processo de criação da Rádio UFSC (Foto: Luís Carlos Ferrari/Secom)

O processo para criação de uma rádio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está avançando. O Acordo de Cooperação foi assinado entre a direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o reitor Irineu Manoel de Souza. O documento foi trazido em mãos pela gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádios (RNCP-Rádios), Luciana Couto, que esteve em Florianópolis na quarta-feira, 17 de maio. É um passo fundamental para a implantação da Rádio UFSC, processo que foi iniciado na gestão do professor Ubaldo Balthazar e envolveu a recém-criada Secretaria de Comunicação (Secom/UFSC).

O Acordo tem prazo inicial de 10 anos e prevê a adoção de ações conjuntas entre a EBC e a Universidade para implantação, operação e transmissão de rádio pelo canal 196, consignado à EBC, na Frequência Modulada (FM) de 87,1 MHz. A Rádio UFSC será afiliada da RNCP-Rádios, uma rede criada em 2019 e que conta com 36 emissoras, das quais sete são próprias da EBC. A EBC fornecerá os equipamentos do sistema irradiante e apoio técnico; a contrapartida da UFSC é montar o estúdio e contratar a equipe para operar a emissora, que terá finalidades educativas.

Luciana estava acompanhada do engenheiro de rádio e TV da EBC Israel Franke Silva. Ele visitou locais na TV UFSC e no Morro da Cruz, em Florianópolis, para verificar aspectos técnicos relacionados ao projeto. De acordo com o engenheiro, há viabilidade para instalação dos equipamentos, com adequações na rede elétrica e no sistema de climatização da sala onde ficará o transmissor.

Os próximos passos do processo deverão ocorrer paralelamente: a aquisição dos equipamentos do sistema irradiante e o licenciamento do canal junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A expectativa é de que em até 12 meses a Rádio UFSC esteja operando, desde que o governo federal revogue as portarias que impedem a contratação de jornalistas, por exemplo. Pelo acordo, Rádio UFSC poderá ter até 20 horas de programação local.

Luciana e Israel foram recebidos na UFSC pelo professor Bernardo Meyer, chefe de Gabinete da Reitoria; a jornalista da TV UFSC Laura Tuyama; o jornalista da Secretaria de Comunicação Luís Carlos Ferrari e por Áureo Mafra de Moraes, professor do curso de Jornalismo e chefe de Gabinete quando as tratativas começaram, no final de 2021.

Tags: EBCRádio UFSCSecretaria de ComunicaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina