Reitor da UFSC participa de encontro com decanos da Universidade de San Agustín de Arequipa

23/08/2022 17:27

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, participou nesta segunda-feira, 22 de agosto, de um encontro com decanos da Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa (UNSA), em Florianópolis. A conferência faz parte do Programa de Capacitação em Gestão para Autoridades Universitárias, do Centro Socioeconômico da UFSC (INPEAU/CSE) e tem o objetivo de preparar autoridades para o aprimoramento de atividades gerenciais universitárias.

Thais Rocha (E), Bernardo Meyer, Pedro Antônio de Melo, Alexandre Cidral, Irineu Manoel de Souza e Luciano Marcelino (D). Foto: Robson Ribeiro / Agecom UFSC

Irineu estava acompanhado do chefe de gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer. Na ocasião, também estiveram presentes o reitor da Universidade da Região de Joinville (Univille), Alexandre Cidral, a Secretária de Relações Internacionais da Univille, Thais Cristina Rocha, o Secretário de Relações Internacionais da Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), Luciano Marcelino e o diretor do INPEAU, Pedro Antônio de Melo, além de 16 decanos dos centros de ensino da instituição peruana.

Durante sua fala, Irineu apresentou um panorama da educação superior brasileira, parabenizou a iniciativa das discussões e destacou os desafios na administração das universidades federais no Brasil. “As universidades brasileiras estão sempre lutando e percorrendo um paradoxo, os recursos são reduzidos, mas a universidade segue crescendo em número de cursos, de estudantes. Então,  é interessante estudar a Universidade e entender como ela é diferente das outras instituições. Na verdade, a dimensão custo-benefício não é uma regra. Por isso, a conjugação de conhecimentos administrativos, organizacionais e acadêmicos são fundamentais para a composição de um bom gestor universitário”, afirmou.

Reunião entre gestores e decanos das instituições presentes. Foto: Robson Ribeiro / Agecom UFSC

Na reunião, foi discutida a possibilidade de parcerias entre a UFSC e a Universidad Técnica Particular de Loja, no Equador, que manifestou o interesse em adotar o modelo de gestão aplicado na UFSC. O Secretário de Relações Internacionais da UTPL, ainda convidou Irineu para conhecer a instituição e reforçou a disponibilidade em firmar acordos de cooperação de intercâmbio para alunos e professores da UFSC.

As capacitações promovidas pelo INPEAU e ministradas por docentes da UFSC e de demais instituições de ensino superior do estado ocorrerão entre os dias 22 e 27 de agosto. Entre os temas abordados estão as Tendências de Formação de Profissionais na Contemporaneidade; Gestão de Crise; Reforma Curricular; Desafios da gestão em universidades públicas estaduais; Credenciamento e Avaliação Institucional, além de visitas técnicas ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina.

(Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação/UFSC)

Tags: CapacitçãoINPEAU/CSEUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaUNSA