Mensagem da Reitoria à comunidade universitária

09/03/2024 11:17

Prezados(as) estudantes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina, sejam bem-vindos(as) para o início do primeiro semestre letivo de 2024. Esperamos que esse período seja uma experiência proveitosa para o crescimento pessoal, a qualificação profissional e o estabelecimento de relações fraternais.

Os diversos setores da UFSC trabalham e se dedicam a prover as condições propícias à realização das atividades acadêmicas e administrativas, tendo sido efetuadas obras e reformas relevantes pela Prefeitura Universitária, destacando-se o Alojamento Estudantil Indígena, reformas no Colégio de Aplicação, reforma do Restaurante do CCA, corte de grama e ajardinamento do campus de Florianópolis e reforma no Prédio do Centro de Ciências da Educação (em andamento).

No entanto, por uma questão de transparência, é forçoso reconhecer que, apesar de todos os esforços realizados, diversos ambientes da Universidade iniciarão o semestre sem as condições adequadas para tal. Essas carências relacionam-se principalmente à infraestrutura, mais especificamente, à manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, sanitários, pisos, bebedouros e telhados.

Em relação ao ar-condicionado, estão sendo concluídos contratos com duas empresas de manutenção, que realizarão os serviços mais urgentes de higienização e manutenção dos equipamentos. Esse trabalho começará pelos ambientes onde estudam e convivem crianças e adolescentes, se estendendo em seguida às salas de aula e laboratórios dos diversos Centros de Ensino do campus de Florianópolis.

Paralelamente, está sendo realizado um processo licitatório amplo, para garantir o bom funcionamento do grande número de aparelhos de ar condicionado e bebedouros distribuídos pelas diversas unidades de ensino e administrativas da UFSC. Equipes de trabalhadores, sob a coordenação da Prefeitura Universitária, iniciarão manutenções e consertos em sanitários, pisos e telhados. Esse trabalho é imenso e deverá se estender ao longo do semestre e por isso pedimos a compreensão de toda a comunidade universitária.

As dificuldades de manutenção são resultado de anos seguidos sem esses serviços, em decorrência da redução contínua de recursos para as universidades federais, cujos efeitos mais visíveis se manifestam principalmente nas estruturas mais antigas da Universidade, que completou 63 anos de fundação.

A Administração Central já definiu que neste ano será priorizada a liberação de recursos para cuidar das questões de manutenção. Com a colaboração das direções dos Centros de Ensino, foram levantadas as principais necessidades de cada Centro. Serão priorizadas as atividades relacionadas à manutenção, mesmo assim, considerando o grande volume de solicitações, será necessário um tempo razoável para realização dessas atividades.

Ao mesmo tempo, a Reitoria da UFSC continuará sua atuação junto a entidades representativas como a Andifes para apoiar o trabalho de sensibilização do Parlamento e do governo federal sobre a necessidade de recomposição e fortalecimento dos orçamentos das universidades federais. Acreditamos que as universidades federais são fundamentais não apenas para a formação profissional, mas também para a criação de soluções para os principais problemas do nosso país e para a disseminação desse conhecimento para toda a sociedade. Convidamos todos a se engajarem conosco nessa luta.

Tags: manutençõesUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVolta às aulas