Diretores de Centros de Ensino reúnem-se com a gestão para tratar da volta às aulas na UFSC

04/03/2024 16:53

Diretores de Centros de Ensino receberam informações sobre as iniciativas para contratação de serviço de manutenção de aparelhos de ar-condicionado (Fotos: Luís Carlos Ferrari/Secom)

Diretores e representantes dos Centros de Ensino do campus da UFSC em Florianópolis foram recebidos nesta segunda-feira, 4 de março, no Gabinete da Reitoria, em nova reunião sobre a preparação dos ambientes de ensino para o início do semestre letivo, especialmente a questão da manutenção dos aparelhos de ar-condicionado. Na ocasião, os gestores da Universidade informaram aos diretores sobre o andamento das iniciativas para viabilizar a manutenção dos aparelhos.

Além do reitor, professor Irineu Manoel de Souza, e da vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos, participaram como representantes da gestão o professor João Luiz Martins, diretor do Gabinete; Bernardo Meyer, chefe do Gabinete; o pró-reitor de Administração, Vilmar Michereff Junior; a secretária de Planejamento e Orçamento, Andréa Trierweiller e o prefeito universitário, Helio Rodak, que estava acompanhado de membros da sua equipe.

A reunião contou ainda com a presença do professor José Francisco Correa Fletes, presidente do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).

Nas boas-vindas, o reitor afirmou que este será um ano muito difícil para as universidades, principalmente devido a questões orçamentárias. Ele relatou as iniciativas da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em contato com parlamentares e integrantes do governo federal em busca de sensibilizá-los para a questão.

Adesão a ata

Ao entrar no tema principal da reunião – a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado -, o prefeito universitário informou que o levantamento realizado pela PU detectou que existem 314 aparelhos instalados em salas de aula e laboratórios de ensino que necessitam de manutenção corretiva. Hélio Rodak disse que a UFSC conseguiu viabilizar a “carona” em uma ata de registro de preços do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, do Exército. Já há concordância do órgão público e interesse manifesto da empresa prestadora do serviço em atender a UFSC.

A secretária de Planejamento e Orçamento, Andréa Trierweiller, informou que autorizou a alocação de recursos, no valor de R$ 210.948,42, para o processo de adesão à ata. A expectativa da gestão é de que o contrato com a empresa seja assinado nos próximos dias e que ela possa iniciar os trabalhos em meados de março.

Os diretores aproveitaram o encontro para esclarecer dúvidas sobre o processo de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado e explanar preocupações com outros temas relativos às atividades no campus, como a iluminação e a segurança. Existe uma preocupação por parte de diretores de que alguns ambientes da UFSC não estejam em condições para início das aulas na data prevista pelo Calendário Acadêmico, em 11 de março.

Ao final da reunião, o reitor apresentou informe sobre o Centro de Convivência, que recebeu emenda parlamentar do senador Esperidião Amin para dar início à sua revitalização. A professora Joana, por sua vez, informou que, desde o segundo semestre do ano passado, existe uma comissão na UFSC que se debruça sobre o assunto da segurança.

O professor Irineu afirmou aos diretores que novas reuniões seriam convocadas para tratar de assuntos relativos à manutenção da infraestrutura e do desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas na Universidade, bem como para uma avaliação mais precisa das condições para início do semestre letivo.

 

Tags: ar-condicionadoCentros de EnsinomanutençõesReitoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina