Reitoria mobiliza diversos setores para garantir funcionamento das clínicas odontológicas

09/11/2023 14:22

Clínicas de odontologia atendem gratuitamente centenas de pessoas da comunidade (Fotos: Pipo Quint/Agecom – agosto 2021)

A Administração Central da UFSC mobilizou diversos setores para atenção e atendimento a demandas apresentadas pelo Departamento de Odontologia para o funcionamento adequado das clínicas odontológicas. O próprio reitor Irineu Manoel de Souza envolveu-se na atenção às demandas, reunindo-se com professores e estudantes do Departamento de Odontologia no último dia 24 de outubro. “A gestão valoriza o importante serviço prestado pelas clínicas, que atende gratuitamente centenas de pessoas da comunidade”, afirma o reitor.

Durante a reunião e em vídeos divulgados em redes sociais, estudantes e professores do curso de Odontologia expuseram problemas decorrentes da falta de manutenção dos equipamentos usados no atendimento à comunidade e também relacionados à higienização das clínicas, à infraestrutura dos ambientes e às necessidades de pessoal.

A respeito da contratação de empresa para manutenção dos equipamentos das clínicas, a pró-reitoria de Administração (Proad) informa que o processo recentemente transitou à fase de publicação do edital e a prestação de serviço deve ser contratada em breve. O processo foi recebido pela equipe do DPC/Proad no final de maio e passou por análise jurídica da Procuradoria Federal, que apontou algumas ressalvas, todas elas atendidas pela equipe de planejamento do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

“Paralelamente, e considerando a urgência de manutenções a serem feitas em equipamentos da clínica que viabilizassem a continuidade dos atendimentos, a Proad orientou a direção do CCS que realizasse o acionamento direto de uma das empresas que apresentaram cotação para a formação dos preços da licitação em andamento, a fim de que realizassem as manutenções imediatamente e o pagamento à empresa fosse realizado posteriormente por meio de reconhecimento de dívida. Estes reparos já estão sendo feitos pela empresa”, informa o pró-reitor de Administração, Vilmar Michereff Junior.

Limpeza
O serviço especializado de limpeza das clínicas foi incluído na elaboração do edital para um novo contrato de limpeza para toda a Universidade. De acordo com informações da Proad, a direção do CCS demandou a contratação de serviço de limpeza e tratamento para fins sanitários por meio do Levantamento de Necessidades de Contratação, promovido pelo DPC/Proad, aberto até 30 de abril deste ano. Este levantamento serviu de subsídio para o desenvolvimento do Planejamento Institucional de Contratações, que tem como objetivo organizar as contratações, especialmente as de demandas inéditas.

“A previsão é de que tenhamos o novo contrato em meados do primeiro semestre de 2024. Trata-se da maior contratação de mão de obra exclusiva da UFSC e o atual contrato não poderá ser mais prorrogado. É importante destacar que esta é uma nova demanda aos nossos contratos, contudo está sendo dado o devido encaminhamento e respeitando a necessidade de as contratações serem realizadas em nível institucional, como preconiza a Lei 14.133/21”, afirma Michereff.

Equipamentos das clínicas odontológicas terão manutenção

Em relação às condições de infraestrutura das clínicas, a Prefeitura Universitária (PU) realizou inspeções nos dias 25 e 26 de outubro, identificando pequenos problemas que não impedem o funcionamento. A equipe da PU constatou que não há risco estrutural nos ambientes (lajes, pilares e vigas de concreto armado). Na cobertura, foram encontrados indícios de infiltração no edifício. A infiltração não impede o uso das clínicas, mas será objeto de manutenção pela empresa contratada para manutenção predial de cobertura e impermeabilização.

Também foram encontrados problemas em um quadro elétrico de ar condicionado – cuja manutenção será realizada por empresa contratada para manutenção de sistemas elétricos de baixa tensão – e danos em pisos e forros. Neste último caso, a PU vai monitorar a situação e elaborar um calendário de serviços que não prejudique a agenda de atendimentos das clínicas.

Pessoal
As iniciativas da gestão incluem ainda o atendimento a demandas de pessoal. A pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) promoverá uma chamada pública para vaga de odontólogo. A chamada deve ser divulgada até o final do ano, para que o profissional possa atuar ainda no primeiro semestre de 2024. O odontólogo poderá atender e orientar pacientes das clínicas e executar tratamentos odontológicos e assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A pró-reitoria de Graduação e de Educação Básica (Prograd) autorizou a contratação de mais quatro professores substitutos para o Departamento de Odontologia, sendo um com justificativa do próprio Departamento e três com justificativas emprestadas de outros Centros de Ensino. Com isso, o Departamento passará a contar com oito professores substitutos.

Tags: CCSclínicas odontológicascontratos de serviçosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina