Hospital Universitário da UFSC e Fapeu assinam convênio para a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão

31/10/2023 10:58

Convênio assinado permitirá a proposição e execução de projetos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão por parte de profissionais do HU (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário (HU) Polydoro Ernani de São Thiago – UFSC/Ebserh e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) assinaram nesta segunda-feira, 30 de outubro, um termo de convênio para a realização de projetos de pesquisa, ensino e extensão. A assinatura ocorreu no auditório do Bloco Didático da Medicina, no 1º andar do HU.

O chefe de Gabinete da Reitoria da UFSC, Bernardo Meyer, que representou o reitor Irineu Manoel de Souza; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick; e o superintendente do HU, Spyros Cardoso Dimatos, participaram da cerimônia, além do superintendente da Fapeu, Fábio Silva de Souza, e do gerente de projetos da Fundação, Geraldo Morgado Fagundes Filho.

“Este é um momento muito importante para a UFSC porque reafirma o papel da pesquisa e da inovação no HU. Fico muito feliz em ver a motivação do hospital e de seus profissionais em ter a pesquisa e a inovação aqui dentro da instituição, de forma colaborativa e interativa. Desejo muito sucesso e êxito nessa iniciativa”, destacou o chefe da Gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer.

“O HU tem muito forte essa questão do ensino, da pesquisa e da extensão e tem grandes pesquisadores. E esse apoio da Fapeu pretende ampliar o número de pesquisas. Espero que essa parceria renda muitos frutos”, ressaltou o superintendente do HU, Spyros Cardoso Dimatos.

“Como esse termo, o HU abre-se para a possibilidade de captar recursos na iniciativa privada para serem feitas pesquisas públicas para o público, para o fortalecimento do SUS”, sublinhou o gerente de Ensino e Pesquisa do HU/Ebserh, Douglas Francisco Kovaleski.

“Gostaria de agradecer a confiança depositada pelo HU na Fapeu e retribuir abrindo ainda mais as portas da fundação visando a dobrar, triplicar o número de projetos do Hospital Universitário na Fapeu”, salientou o superintendente da Fundação, Fábio Souza.

Conforme as normativas da Ebserh, o convênio permitirá a proposição e execução de projetos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, bem como de projetos que levam à melhoria das condições de trabalho e desenvolvimento institucional do HU-UFSC/Ebserh, além de contribuir para o ensino-aprendizagem e à formação de pessoas na área da saúde.

Na mesma ocasião, o HU também apresentou o Programa de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (Papits), iniciativa da Gerência de Ensino e Pesquisa da instituição e que foi apresentada pelo chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, André Tiago Dias da Silva.

Mais informações disponíveis em www.fapeu.org.br

Tags: FapeuHospital UniversitárioHUUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina