UFSC lança serviço para compartilhamento de bens permanentes e materiais de consumo entre setores

20/10/2023 09:48

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou, na última terça-feira, 17 de outubro, a plataforma Compartilha UFSC, um serviço destinado ao compartilhamento ou doação de bens permanentes e materiais de consumo entre os setores da instituição. O principal objetivo é o aproveitamento mais eficiente dos recursos públicos, utilizando os bens e materiais que já foram adquiridos pela Universidade, diminuindo a necessidade de comprar novos itens.

O sistema pode ser acessado pelos servidores da UFSC para cadastrar itens que não estão sendo utilizados no seu setor de trabalho e que podem ser repassados para outro local, evitando o descarte de insumos que ainda estejam em condições de uso. “É uma ação que se enquadra na política de sustentabilidade da UFSC, desestimulando o consumo sem responsabilidade sustentável. Reduzimos nossa pegada ecológica evitando esse descarte”, destaca o pró-reitor de Administração, Vilmar Michereff Júnior.

Para a troca de bens permanentes, como mesas e cadeiras, é necessária uma etapa adicional. Por se tratarem de patrimônios públicos, o controle e zelo é atribuído a um servidor específico. “O cadastro do equipamento na plataforma pode ser feito normalmente, mas é necessário informar o agente patrimonial do setor e providenciar o termo de transferência, para que não se perca o controle sobre esses bens”, afirma Michereff.

O Compartilha UFSC pode ser acessado aqui.

Tags: bens permanentesCompartilha UFSCmaterial de consumoPROADsustentabilidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina