Participantes de seminário na UFSC elaboram carta para melhoria da segurança no ensino público

04/10/2023 09:47

Participantes do seminário no momento da votação para envio da carta. Foto: Divulgação

Uma carta reivindicando a abertura de concurso público para reposição do quadro de vigilantes, junto à melhoria na capacitação dos servidores e recursos financeiros, será enviada, em 10 de outubro, para cada instituição que participou do 29° Seminário Nacional de Segurança das Universidades Públicas e Institutos Federais (Ifes e EBTTs). O documento foi produzido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sede do evento que aconteceu na semana passada, entre 25 e 29 de setembro, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Campus de Florianópolis.

Estiveram presentes 168 vigilantes, representando 29 universidades e institutos de todo o Brasil. “A expectativa é que a UFSC encaminhe essa carta e demandas para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que deve encaminhar ao MEC”, afirma Leandro Luiz de Oliveira, secretário de Segurança Institucional (SSI/UFSC) e coordenador nacional desta edição do seminário.

O evento discutiu esse atual déficit de vigilantes nas instituições de ensino público, que resulta em sobrecarga de trabalho. A contratação de novos funcionários permitiria que as universidades e Ifes criassem novas medidas de segurança para os problemas atualmente enfrentados. Além disso, as mesas de debate e as palestras no seminário trouxeram temas como a tecnologia aplicada à segurança, a terceirização do trabalho, a violência de gênero e o combate ao racismo nas instituições públicas.

Encontro ocorreu de 25 a 29 de setembro na UFSC (Foto: Kauê Alberguini/Secom/UFSC)

Além de Leandro, também estiveram presentes no evento: o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; a vice-reitora, Joana Célia dos Passos; pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Sedrez Chaves; pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Sandra Carrieri; secretária de Aperfeiçoamento Institucional, Luana Renostro Heinen; chefe de Gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer; e o diretor do Departamento de Segurança, Teles Espíndola.

O seminário contou com a parceria em sua realização do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e da Intelbras.

Kauê Alberguini/Estagiário da Secom/UFSC

Leia mais em https://noticias.ufsc.br/2023/08/seminario-nacional-discute-seguranca-das-universidades-e-institutos-federais/

Tags: segurançaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavigilância