Deputado se reúne com reitor para tratar da reedição de obra sobre imigração italiana em SC

05/07/2023 16:36

Importância da reedição do livro para comunidade italiana no Brasil foi trazida ao reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, pelo deputado Vicente Caropreso (PSDB), em reunião no Gabinete da Reitoria. Foto: Robson Ribeiro/SECOM/UFSC

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, recebeu nesta quarta-feira, 5 de julho, no Gabinete da Reitoria, em Florianópolis, o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), para discutir sobre a reedição do livro “Vencer ou Morrer”, do historiador Renzo Maria Grosselli, importante nome para a comunidade italiana no Brasil.

Na reunião estiveram presentes o chefe de Gabinete da reitoria, Bernardo Meyer; a chefe de Gabinete do deputado Vicente Caropreso, Lucélia Aral; e o coordenador dos círculos Trentinos no Paraná e em Santa Catarina, Andrey José Taffner Fraga.

O deputado Vicente Caropreso coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Em sua fala, destacou a relevância da obra para a comunidade italiana no Brasil e a necessidade da reedição do título, publicado inicialmente pela editora da UFSC (EdUFSC), em 1987. “Nós gostaríamos que a UFSC assumisse, aceitasse cofinanciamento ou nos passasse os direitos para que o professor Renzo fizesse uma reedição”, salientou.

Versão original e editada da obra foram apresentadas ao reitor da UFSC pelo coordenador dos círculos Trentinos no Paraná e em Santa Catarina, Andrey José Taffner Fraga. Foto: Robson Ribeiro/SECOM/UFSC

Ao lado do deputado, o coordenador dos círculos Trentinos no Paraná e em Santa Catarina, Andrey José, apresentou ao reitor a obra em sua versão original, além da editada pela Universidade. “Esse livro se tornou não só aqui para a gente, mas também lá na Itália, a principal referência de historiografia da grande imigração. Ele faz uma análise histórica e sociológica. Então, não existe nenhuma pesquisa sobre migração que não encontre esse livro”, destacou.

O reitor da UFSC salientou que a Universidade tem interesse na reedição da obra e que vai dar andamento ao processo junto à Editora da Universidade. “Temos todo o interesse em recuperar essa publicação até pelo apelo acadêmico e histórico. Realmente é muito importante. Tenha certeza que vamos dar todo o encaminhamento necessário”, afirmou Irineu.

Segundo Andrey, a intenção é que a nova edição do livro seja publicada em 2025, quando acontecem os festejos em comemoração aos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina. Na reunião, os presentes cogitaram a ideia de realizar o lançamento da obra atualizada em evento na Universidade.

O chefe de Gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer, aproveitou a conversa para reforçar a necessidade de valorização da multiculturalidade existente no Estado, tema central na agenda da atual gestão da UFSC. Ao fim da conversa, o deputado deixou uma mensagem ao livro de visitas do Gabinete da Reitoria.

Robson Ribeiro/Estagiário da Secretaria de Comunicação/UFSC

Tags: AlescDeputado Vicente CaropresoEditora da UFSCEdUFSCImigração ItalianareediçãoRenzo Maria GrosselliUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina