Deputado se reúne com reitor para tratar da reedição de obra sobre imigração italiana em SC
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, recebeu nesta quarta-feira, 5 de julho, no Gabinete da Reitoria, em Florianópolis, o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), para discutir sobre a reedição do livro “Vencer ou Morrer”, do historiador Renzo Maria Grosselli, importante nome para a comunidade italiana no Brasil.
Na reunião estiveram presentes o chefe de Gabinete da reitoria, Bernardo Meyer; a chefe de Gabinete do deputado Vicente Caropreso, Lucélia Aral; e o coordenador dos círculos Trentinos no Paraná e em Santa Catarina, Andrey José Taffner Fraga.
O deputado Vicente Caropreso coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Em sua fala, destacou a relevância da obra para a comunidade italiana no Brasil e a necessidade da reedição do título, publicado inicialmente pela editora da UFSC (EdUFSC), em 1987. “Nós gostaríamos que a UFSC assumisse, aceitasse cofinanciamento ou nos passasse os direitos para que o professor Renzo fizesse uma reedição”, salientou.
Ao lado do deputado, o coordenador dos círculos Trentinos no Paraná e em Santa Catarina, Andrey José, apresentou ao reitor a obra em sua versão original, além da editada pela Universidade. “Esse livro se tornou não só aqui para a gente, mas também lá na Itália, a principal referência de historiografia da grande imigração. Ele faz uma análise histórica e sociológica. Então, não existe nenhuma pesquisa sobre migração que não encontre esse livro”, destacou.
O reitor da UFSC salientou que a Universidade tem interesse na reedição da obra e que vai dar andamento ao processo junto à Editora da Universidade. “Temos todo o interesse em recuperar essa publicação até pelo apelo acadêmico e histórico. Realmente é muito importante. Tenha certeza que vamos dar todo o encaminhamento necessário”, afirmou Irineu.
Segundo Andrey, a intenção é que a nova edição do livro seja publicada em 2025, quando acontecem os festejos em comemoração aos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina. Na reunião, os presentes cogitaram a ideia de realizar o lançamento da obra atualizada em evento na Universidade.
O chefe de Gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer, aproveitou a conversa para reforçar a necessidade de valorização da multiculturalidade existente no Estado, tema central na agenda da atual gestão da UFSC. Ao fim da conversa, o deputado deixou uma mensagem ao livro de visitas do Gabinete da Reitoria.
Robson Ribeiro/Estagiário da Secretaria de Comunicação/UFSC