Criada a primeira Rede Colaborativa de Programas de Pós-Graduação da UFSC, no tema “Aeronáutica e Espaço”

30/06/2023 11:18

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formalizou a sua primeira rede colaborativa de programas de pós-graduação (PPGs), em torno do tema “Aeronáutica e Espaço”. A rede reúne três Centros de Ensino da Universidade, localizados nos campus de Florianópolis, Joinville e Araranguá. Além da rede recém-criada, várias outras estão em processo de criação nas áreas de Saúde, Gestão Territorial, Segurança e Sustentabilidade, entre outros.

A criação da rede “Aeronáutica e Espaço” ocorreu durante reunião da Câmara de Pós-Graduação realizada na quinta-feira, 29 de junho. Estão envolvidos nesta rede os PPGs de Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação e Sistemas, Engenharia Mecânica, e Ciência e Engenharia de Materiais do Centro Tecnológico (CTC), de Florianópolis; Engenharia e Ciências Mecânicas e Engenharia e Sistemas Eletrônicos do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) e Energia e Sustentabilidade do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS), de Araranguá.

A rede tem como principal objetivo fortalecer e expandir a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e a formação de recursos humanos altamente qualificados em aeronáutica e espaço, por meio da integração de conhecimentos e infraestruturas associadas aos programas membros e ação integrada para captação de recursos e realização de parcerias estratégicas.

As redes colaborativas são regidas pela Resolução Normativa 5/2022/CPG, de novembro de 2022, que estabelece regras para formalização de colaborações entre programas de pós-graduação da UFSC em temas inovadores não atendidos integralmente por nenhum programa isolado. A Resolução visa permitir a criação de identidades temáticas para reforço da interdisciplinaridade na pós-graduação, bem como aumentar a visibilidade dos temas das redes para estudantes, pesquisadores e de captação de investimentos.

Os pós-graduandos que concluírem o percurso formativo da rede em seus respectivos PPGs farão jus à declaração emitida pela pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para registro.

Tags: Aeronáutica e espaçoPPGsPROPGRede colaborativaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina