UFSC investe mais de R$ 2 milhões em tecnologia da informação

29/06/2023 15:05

O investimento busca garantir estabilidade das operações, especialmente em momentos sazonais de grande uso (Fotos: Cláudia Prim/Setic)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fez um investimento de R$ 2.038.100,00 na troca de equipamentos de rede que servem aos cinco campi da instituição. Segundo a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), a medida vai melhorar a qualidade das conexões e diminuir as falhas na rede. O investimento é uma forma de garantir a expansão dos sistemas da Universidade pelos próximos cinco anos e manter a estabilidade da operação, especialmente durante os momentos sazonais de grande uso.

Ao todo serão adquiridos 100 novos switches, equipamentos que distribuem a conexão de rede pelos prédios da Universidade, e 10 servidores com grande capacidade de processamento, que serão instalados no datacenter da SeTIC no campus da Universidade em Florianópolis. A compra dos novos switches está orçada em R$ 575.100,00, enquanto a aquisição dos servidores deverá custar R$ 1.463.000,00.

Segundo o Superintendente da SeTIC, Bruno Amattos, os dispositivos estão sendo substituídos para que atendam ao prazo de garantia. “Por serem um serviço de missão crítica, eles têm que estar em suporte e garantia para caso ocorra alguma falha a gente possa acionar o suporte desses equipamentos”.

Por dia, acessam os sistemas da UFSC mais de 50 mil pessoas. De acordo com a SeTIC, o período de divulgação do resultado do vestibular e início de semestre é quando a rede recebe a maior demanda de acessos. Ao todo, além da comunidade universitária, a rede serve aos terceirizados, visitantes e à comunidade externa.

A Secretária de Planejamento e Orçamento, Andréa Cristina Trierweiller, explica que o comitê de orçamento decidiu por este investimento em função da criticidade, já que os servidores do datacenter dão autonomia para ter maior controle em termos de um desempenho consistente e de alta qualidade, além da segurança e privacidade.

“Manter um datacenter interno oferece maior controle dos nossos dados, permitindo implementar medidas de segurança personalizadas, reduzindo os riscos de violações de segurança”, observa a secretária da Seplan. Além do datacenter interno, a UFSC conta com serviços em nuvem/hospedagem externa em uma abordagem híbrida, o que confere melhor segurança, desempenho, escalabilidade e custo, primando pelo benefício à comunidade acadêmica e à comunidade em geral.

Tags: SEPLANSetictecnologia da informaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina