UFSC celebra parceria de 25 anos com empresa para desenvolvimento de pesquisas

26/06/2023 18:21

Descerramento da placa alusiva à parceria ocorreu na sexta-feira, 23 de junho. Foto: Divulgação.

Representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Whirlpool e do Governo do Estado de Santa Catarina se reuniram na sexta-feira, 23 de junho, para celebrar os 25 anos de parceria entre a empresa e a Universidade. Fizeram as honras do descerramento da placa alusiva ao aniversário: o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da Whirlpool Global, Alexandre Czesnat; o diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Catarina, Anderson Anthony; e os professores Alvaro Prata e Christian Hermes, dos Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo).

A parceria ininterrupta entre o Polo e a Whirlpool, multinacional do segmento de eletrodomésticos, é referência mundial. Os resultados atingidos nos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação permitem o contínuo avanço da fronteira do conhecimento e estabelecem novos padrões tecnológicos para um setor da indústria altamente inovador e competitivo.

Para a UFSC, além do financiamento de pesquisas que permitem o desenvolvimento de projetos inovadores, a parceria possibilita ainda que estudantes coloquem em prática conhecimentos para elaborar, simular e comprovar teorias que atendam às necessidades reais da indústria, se fortalecendo como case de sucesso do modelo de parceria empresa-universidade no Brasil.

“Um dos grandes benefícios desta parceria é a troca de conhecimentos através das pessoas. Estamos contribuindo para a disseminação do conhecimento e reconhecemos isso de maneira clara na Whirlpool. Entendemos que exista uma fortaleza de conhecimento na UFSC. Esperamos poder comemorar 35, 50 anos e muitos anos por vir”, afirmou Alexandre Czesnat, da Whirlpool Global, que é ex-aluno da UFSC.

Hoje, parte dos cargos nos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento da Whirlpool é preenchida por profissionais que atuaram de alguma forma na parceria com o POLO.

“Tudo o que podemos dizer e fazer para agradecer a Whirlpool é pouco perto da importância e relevância dessa parceria”, disse o professor Alvaro Prata, um dos pesquisadores do Polo que participa da cooperação com a empresa desde o início.

Sobre a parceria

O primeiro estudo realizado em parceria logo rendeu uma dissertação de mestrado, em 1998. A tese “Desenvolvimento de um Código Computacional para Análise do Desempenho de Refrigeradores Domésticos”, defendida pelo engenheiro Fábio Klein sob a orientação do professor Cláudio Melo.

Desde então, a parceria vem se consolidando como um dos pilares de Pesquisa e Desenvolvimento do Polo e da empresa, com estudos voltados desde a compreensão dos fenômenos envolvidos na avaliação do desempenho de componentes do ciclo, bem como para a otimização de sistemas de refrigeração.

Com texto dos Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo)

Tags: ParceriaPesquisaPoloUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaWhirlpool