Fórum de Reitores se reúne para definir próximas iniciativas conjuntas

26/06/2023 20:46

Gestores reuniram-se durante o Summit Cidades 2023, em espaço do evento (Fotos: Luís Carlos Ferrari/Secom)

O Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina reuniu-se nesta segunda-feira, 26 de junho, nas dependências do Centro Sul, em Florianópolis, onde se realiza o Summit Cidades 2023. O encontro tratou da organização de uma agenda de reuniões até o final do ano e da definição das iniciativas conjuntas a serem implementadas nos próximos meses.

Participaram do encontro reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, acompanhada da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Jamile Delagnelo Fagundes da Silva e do diretor executivo Lucas Spillere Barchinsky; o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, acompanhado do chefe de gabinete, Bernardo Meyer; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior, acompanhado da pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Flávia Maia Moreira e da diretora executiva Andrea Andujar; e o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Marcelo Recktenvald, acompanhado do chefe de gabinete Rafael Scheffer.

O professor Irineu propôs que o grupo se organize e busque contato com a bancada parlamentar federal de Santa Catarina para viabilizar a destinação de recursos para as instituições, por meio das emendas parlamentares individuais e de bancada. O reitor Marcelo Recktenvald sugeriu que o Fórum convide a deputada Caroline De Toni, coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, para um encontro na cidade de Chapecó, no início de agosto, em busca de apoio para a reunião com os demais deputados federais e senadores de SC.

A professora Sônia disse que esse encontro poderia servir para apresentar os dados das instituições federais e mostrar a capilaridade do sistema no Estado, enquanto o professor Gariba pontuou que seria um espaço para prestação de contas do que foi feito em cada instituição com recursos recebidos de emendas parlamentares.

Na ocasião, os gestores do IFC apresentaram uma plataforma (Observatório) que reúne informações sobre os institutos estaduais da rede de educação técnica profissional, agregadas com dados demográficos, de IDH e de alunos concluintes nas regiões dos campi. A professora Sonia sugeriu que essa plataforma passasse a integrar também os dados das universidades públicas, para orientar processos de expansão das instituições, evitando a sobreposição de cursos, por exemplo.

Os integrantes do Fórum de Reitores também definiram outras temáticas que deverão estar presentes nas discussões do grupo, tais como a questão da evasão e preenchimento de vagas, a colaboração técnica em nível institucional, as potencialidades de parceria na área de pesquisa, políticas de inclusão e permanência e divulgação dos cursos e dos projetos de pesquisa e extensão das instituições, entre outros.

Tags: Fórum de ReitoresIFCIFSCUFFSUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina