Prefeitura Universitária restabelece energia para maioria dos prédios da UFSC na Trindade

15/06/2023 14:29

A Prefeitura Universitária (PU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conseguiu restabelecer a energia elétrica para a maioria das edificações do campus universitário da Trindade na manhã desta quinta-feira, 15 de junho. No entanto, parte dos ambientes do Centro Tecnológico (CTC) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) permanecem sem energia. A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) ativou um gerador para manter em funcionamento os serviços essenciais.

Um problema elétrico atingiu a principal subestação de energia do campus da Trindade (CMD01) na madrugada. Uma fuga de corrente, causada provavelmente por falha no isolamento de um dos cabos de média tensão, provocou o desarmamento de todos os circuitos da subestação, que fornece energia para o Centro Tecnológico (CTC), Centro de Ciências da Saúde (CCS), parte do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Centro de Ciências da Educação (CED), Restaurante Universitário, Museu, Centro de Eventos, Reitoria I e outras edificações.

Acionada, a Celesc informou que a energia estava chegando à subestação. A Prefeitura fez contato com a empresa contratada para manutenção dos sistemas elétricos de média tensão e reativou a entrada de energia na subestação. A partir daí, começou a religar os vários circuitos, restabelecendo a energia para a maioria dos ambientes da UFSC.

O único circuito que não pode ser religado é o que distribui energia para o CTC e o CCS, além da SeTIC. No momento, a PU está avaliando junto com a empresa como resolver o problema, mas não há condições de segurança para mexer nos cabos neste momento, pois as caixas de passagem da rede subterrânea estão inundadas pela chuva. Com isso, não é possível fazer previsão sobre o retorno da energia aos setores ainda sem luz. A Prefeitura monitora também o fornecimento de combustível ao gerador da SeTIC.

Confira ofício enviado pela Prefeitura Universitária.

Tags: ChuvasFalta de energiaPrefeitura UniversitáriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina