Reitor representa a UFSC em reunião da Asociación de Universidades Grupo Montevideo

14/06/2023 18:14

Reitoras e reitores da AUGM reunidos na Universidade Federal de Minas Gerais (Foto: Foca Lisboa / UFMG)

O reitor Irineu Manoel de Souza representou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na LXXXIII Reunião do Conselho de Reitores e Reitoras da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), realizada de 4 a 6 de junho na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Durante a reunião, foi realizado o Seminário Universidade, Sociedade e Estado, com o título “Rumo à CRES +5: Desenvolvimento Social, Integração Regional e o Papel das Universidades”. Temas como “Universidade e Políticas de Estado”; “Universidade e Sociedade” e “Universidade e Desenvolvimento Social” foram debatidos em mesas-redondas. A AUGM, junto com a Andifes e diversos ministérios, é uma das entidades organizadoras da Conferência Regional de Educação Superior (CRES + 5), que terá sede em Brasília, no mês de março de 2024.

Criada em 1991, a Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças em termos de vocações, públicos, estruturas acadêmicas e níveis de serviços, desenvolvem atividades de cooperação.

A UFSC é representada na AUGM pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), que recentemente teve atuação destacada na revisão do regulamento do programa de mobilidade internacional Escala Grado da Associação, resultando na exclusão do limite de idade para participação no programa.

Tags: AUGMConselho de reitores e reitorasSociedade e EstadoUFSCUniversidadeUniversidade Federal de Santa Catarina