Reitoria da UFSC prestigia posse de Spyros Dimatos na superintendência do Hospital Universitário

06/04/2023 18:01

O novo superintendente do HU, Spyros Dimatos, e o reitor Irineu Manoel de Souza (Fotos: Camila Collato)

O novo superintendente do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Spyros Cardoso Dimatos, tomou posse nesta quinta-feira, 6 de abril, afirmando que uma das metas de sua gestão é trabalhar pelo clima organizacional e pela integração entre o hospital e a universidade. “Queremos trabalhar por um ambiente de crescimento profissional, seguro, com parceria e unidade”, disse, em solenidade que contou com a participação do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro dos Reis.

“É uma nova gestão e conto com a equipe do hospital e da Universidade Federal de Santa Catarina para trabalhar com a excelência de sempre e a qualidade em benefício da população catarinense”, detalhou Spyros Dimatos, em solenidade no auditório do HU-UFSC, com a presença de presença de gestores da área de saúde, autoridades públicas e representantes do hospital e da universidade.

Também compuseram a mesa o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; a vice-reitora Joana Célia dos Passos; a deputada federal Ana Paula Lima; o secretário-adjunto da Saúde em Florianópolis, Humberto Santos e a secretária estadual de Saúde Carmem Zanotto, que falou sobre a importância da parceria entre os gestores de saúde e a Ebserh.

Arthur Chioro abriu o discurso ressaltando a dimensão da missão que a nova gestão tem pela frente, afirmando que o novo superintende tem a oportunidade de contribuir para enfrentar estes desafios. “Saúdo a todos desejando lucidez e dedicação para que possamos no futuro saber que deixamos a nossa contribuição para as gerações futuras”, afirmou.

Ele anunciou um novo foco na gestão dos hospitais universitários, priorizando o papel destas instituições dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos o compromisso de atender as necessidades do SUS, em parceria com os gestores, sem abrir mão da importância do ensino e da pesquisa”, resumiu o dirigente.

Presidente da Ebserh, Arthur Chioro

Chioro fez questão de se solidarizar com as vítimas da violência em Blumenau e ressaltou que o Brasil vive um novo momento, em que é preciso buscar a unidade e a reconstrução justamente para enfrentar o clima de violência. “É preciso acabar com a divisão do País e isso será feito acolhendo os diferentes, valorizando a diversidade”, disse.

“A nossa primeira mensagem é de reconstrução e o clima organizacional dentro do hospital será a expressão dessa nossa capacidade de diálogo”, acrescentou Chioro, que foi aplaudido ao falar da importância de um serviço público de saúde de qualidade. “Vamos trabalhar sempre neste sentido porque queremos ser uma instituição do SUS, no SUS e para o SUS”, ressaltou.

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, cumprimentou os novos gestores, destacando a complexidade de gestão de um hospital universitário, e se colocou à disposição da Ebserh e da Superintendência do HU para, juntos, buscarem soluções para os principais desafios da instituição. “Vamos estar em constante diálogo para oferecer o melhor à sociedade”, ressaltou. O professor Irineu disse que o Hospital Universitário é uma síntese da política de saúde que o Brasil precisa e citou o novo momento vivido pelo hospital, que será marcado pela união de esforços e corresponsabilidade com a Universidade. De acordo com o reitor, a maior necessidade atual do HU é recompor o seu quadro de profissionais, principalmente de médicos. “Vamos trabalhar com união para devolver ao Hospital Universitário o papel relevante que ele já teve na sociedade”.

A vice-reitora, Joana Célia dos Passos, disse que ainda é momento de defender a democracia no Brasil e que o diálogo é um instrumento fundamental para isso. De acordo com a professora Joana, as políticas sociais foram extremamente afetadas nos últimos anos por uma prática de desmonte. Ela convidou todos a se engajarem na defesa da ciência e combate ao negacionismo. “Cada profissional é um educador em potencial. E educar é um ato político”, disse a vice-reitora, citando o educador Paulo Freire.

Após a solenidade de posse, os representantes da universidade e do hospital se reuniram com o presidente da Ebserh para uma reunião de trabalho e, em seguida, fizeram uma visita às instalações do HU-UFSC, que foi inaugurado em 2 de maio de 1980. Hoje, conta com 1,7 mil servidores efetivos, entre empregados celetistas da Ebserh e funcionários do Regime Jurídico Único.  É referência em atendimento de alta e média complexidade em Santa Catarina.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Tags: Arthur ChioroHospital UniversitárioSpyros DimatosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina