UFSC formaliza cooperação com Moçambique para implantação Certificação Digital no país

19/10/2022 12:52

Reitor da UFSC, Irineu Manoel dos Passos, assina acordo de cooperação ao lado de Lourino Chemane, presidente do Conselho de Administração do INTIC. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, 17 de outubro, uma delegação composta por dirigentes do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) de Moçambique para a formalização de um acordo de cooperação técnica para a implantação de Infraestrutura de Certificação Digital no país africano. Ao lado da vice-reitora, Joana Célia dos Passos, o representante da Administração Central discutiu sobre a importância da parceria e agradeceu por terem escolhido a Universidade catarinense como parceira de pesquisa. 

O acordo firmado entre a UFSC, por meio do Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC/UFSC), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o INTIC, órgão responsável pela regulação, supervisão e fiscalização das tecnologias de informação de comunicação de Moçambique, tem por objetivo a realização de uma parceria para auxiliar o instituto moçambicano na especificação e implantação da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) de Moçambique (ICP-MZ), cooperar com a criação de uma política de governança para a gestão da tecnologia, bem como realizar ações de capacitação e treinamentos que visem a formação contínua de técnicos para operação, implantação e manutenção das soluções que vierem a ser desenvolvidas. 

No Brasil, os representantes do LabSec atuarão em conjunto com o pesquisador Frederico Schardong, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Lucas Mayr, que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento e implantação da tecnologia em Moçambique. A Infraestrutura de Chaves Públicas opera como um sistema que garante autenticidade e segurança para processos de assinatura digital, emissão de certificados e identidades, que podem ser utilizados por pessoas físicas e jurídicas.

Dirigentes da UFSC e comitiva moçambicana em encontro pra formalização de acordo de cooperação técnica, na segunda-feira, 17 de outubro. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

A solenidade para a assinatura do documento aconteceu no Gabinete da Reitoria e reuniu  o professor Lourino Chemane, presidente do Conselho de Administração do INTIC; Laisse Mucavele, diretor da Divisão de Certificação e Licenciamento; Sérgio Guivala, chefe do Departamento de Segurança Cibernética; Abrão Nhaca, chefe de Departamento de Licenciamento; a diretora de Relações Internacionais da UFSC, Fernanda Leal; o diretor Executivo da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFSC), Narbal Silva; o professor e doutorando Frederico Schardong; o aluno de Mestrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Lucas Mayr; e o supervisor do Laboratório de Segurança em Computação LabSEC, Ricardo Felipe Custódio.

Durante a recepção, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina salientou a importância do acordo internacional para a universalização do conhecimento e agradeceu a escolha da UFSC como instituição parceira no Brasil. Segundo ele, essa iniciativa é muito importante para a gestão, que busca trazer perspectivas diversas para a universidade no que tange a inclusão e o reconhecimento das contribuições de todos os continentes e regiões do mundo. “É preciso desmistificar um pouco certas formatações e modismos que nós temos em relação a acordo com outros países. Temos que pensar de maneira universal, afinal a ideia de universidade é a ideia de universalização da pesquisa, do ensino e da extensão”, reforçou.

Reitoria recebe reconhecimento de órgão regulador da comunicação em Moçambique pela contribuição no desenvolvimento e operacionalização do sistema de Certificação Digital. Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

Em sua fala, a vice-reitora, Joana, relembrou a visita que fez recentemente a Moçambique para participar do congresso “Mulheres do Mundo”. Ela destacou a importância de iniciativas que fortalecem a relação entre países em desenvolvimento e ressaltou que “não é só levar à África, mas também trazer os conhecimentos que lá existem, porque o Brasil faz sempre cooperações com a ideia de que vai ensinar e nessa relação ninguém só ensina, a gente também aprende e o continente africano como um todo tem muito a ensinar”, afirmou.

Ao fim do encontro, a comitiva moçambicana presenteou os dirigentes da UFSC e os representantes do IFRS com um troféu e certificado como forma de reconhecimento pela contribuição no desenvolvimento e operacionalização do sistema de Certificação Digital. Além disso, entregaram às instituições uma Capulana, tecido colorido que tem extrema importância na cultura de Moçambique. 

 

Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação UFSC

 

Tags: coopeação técnicagestãoLabSECMoçambiqueReitoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina