Vice-reitora da UFSC participa de congresso internacional sobre estudos de gênero

21/09/2022 17:13

A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, viajou na última sexta-feira, 16 de setembro, para Maputo, capital de Moçambique, para participar de uma mesa redonda na 14ª edição do Congresso Mundos de Mulheres. O evento acontece desde 1981 e reúne mulheres e homens das diferentes áreas da academia e do ativismo no mundo. O objetivo é que atores sociais debatam sobre suas pesquisas, ações e experiências. Em 2017, o Mundos de Mulheres aconteceu na UFSC, ocasião na qual se deliberou por sua realização na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo. 

O congresso acontece entre os dias 19 e 23 de setembro. Neste ano o encontro fala sobre Feminismos Africanos – Construindo alternativas para as mulheres e para o mundo através de um corredor de saberes que cuida e resiste. Ao longo dos cinco dias, ocorrerão eventos culturais, rodas de conversas, feiras solidárias, espaços de vivências, fogueiras feministas, infantário, exposições, instalações e exibição de filmes.

A vice-reitora se reuniu, nesta quarta-feira, 21, em uma mesa redonda com o tema-chave Poder, composta pela presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), Graça Machel; a reitora da Universidade Púnguè (UNIPÚNGUÈ), Emilia Nhalivilo; Presidente do Conselho Cristão de Moçambique, Felicidade Chirindza; a secretária geral da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Mariazinha Niquisse; e a vice-reitora da UEM, Amália Uamusse. Também participam das atividades outras professoras e estudantes feministas e pesquisadoras de relações de gênero da UFSC. 

 A principal pauta do encontro em 2022 é o movimento de jovens feministas, seu protagonismo, resistência e ativismo na ciência. Outra questão discutida será a importância do fortalecimento de diálogos entre as mulheres e a academia na desconstrução das relações de poder nas instituições. A programação foi estruturada com base no tripé construir, desconstruir e reconstruir com a intenção de questionar paradigmas a partir de diversas perspectivas.

A UFSC é apoiadora e co-organizadora do evento. Joana Célia dos Passos também aproveitou a oportunidade para realizar reuniões com universidades africanas para tratar sobre cooperação acadêmica.

>> Veja a programação completa em MM2022.

Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação UFSC