Reitoria realiza primeira rodada de reuniões sobre festas no Campus com a sociedade civil

09/09/2022 16:08

Foto: Henrique Almeida/Agecom UFSC

A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, recebeu na terça-feira, 06 de setembro, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria I, representantes das associações de bairros do entorno da Universidade para participarem da discussão sobre a regulamentação dos eventos, uso do espaço físico e festas dentro do campus universitário da Trindade, em Florianópolis. A reunião faz parte da rodada de debates iniciada em 30 de agosto, para discutir problemas, definir soluções e dar início às tratativas que objetivam atualizar a Resolução Normativa em vigência que versa sobre o tema.

Participaram das discussões a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), Leslie Chaves, a secretária de Aperfeiçoamento Institucional (Seai), Luana Renostro, o secretário de Comunicação, Samuel Pantoja Lima (Secom), a integrante do Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos (CGA/UFSC), Branda Vieira, o coordenador de Segurança Institucional (SSI), Leandro Luiz, o Diretor do Departamento Administrativo e de Assuntos Estudantis (DeAE), Diogo Félix, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Bernadete Quadro, a diretora do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN), Andrea Búrigo e a integrante da Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA/UFSC), Anna Cecília Petrassi, o secretário de Comunicação, Samuel Pantoja Lima e a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos, Amanda Gabinio. Representantes dos(as) estudantes indígenas e do movimento negro estavam presentes.

No encontro, estiveram presentes lideranças de moradores do Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária (CONJARDIM), do bairro Carvoeira, Rede de Vizinhos da Trindade, Associação do Bairro do Itacorubi (ABI), Fórum da Bacia do Itacorubi e Conselho Comunitário do Córrego Grande. A vice-reitora e os representantes institucionais ouviram as demandas da comunidade e debateram soluções para aproximar comunidade e UFSC, aprimorar a segurança, e evitar distúrbios à comunidade devido ao som alto e ao acúmulo de resíduos. Atualmente o campus da UFSC, no bairro Trindade, tem sido local de reuniões noturnas espontâneas de pessoas, em especial, de jovens, que fazem uso do espaço público para festas após o fechamento dos estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes) que ficam nas redondezas.

A reunião resultou na articulação para a criação de um coletivo, a ser institucionalizado em uma Portaria, para tratar da relação da UFSC com a comunidade para além do uso do espaço universitário para festas e eventos culturais. Esse é o terceiro encontro com o objetivo de encaminhar soluções sobre a segurança na Universidade, o segundo debateu propostas com representantes estudantis e na ocasião anterior a gestão discutiu a pauta internamente. Agora, o objetivo é que sejam elaboradas políticas públicas para a juventude, bem como pensar em parcerias da universidade com as entidades comunitárias do seu entorno, até a Bacia do Itacorubi. A Administração Central, reforçou o compromisso de dialogar com os órgãos públicos de cultura, artes, segurança pública, políticas sociais e comunitárias.

(Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação/UFSC)

Tags: administração centralfestasreuniãosegurançaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina