Reitor faz visita ao presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis

01/03/2023 14:39

Reitor foi convidado pelo presidente da Câmara para falar ao plenário (Fotos: Edio Helio Ramos/Assessoria de Imprensa da Câmara de Florianópolis)

O presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, João Cobalchini, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e o chefe de Gabinete, professor Bernardo Meyer. Na visita de cortesia do reitor, foram mencionadas possíveis parcerias entre a Universidade e o Legislativo municipal. Participou do encontro no gabinete o irmão do vereador, Lucas Cobalchini, que é estudante da UFSC.

O professor Irineu mencionou questões muito importantes da Universidade e que estão recebendo atenção da gestão, como as cerca de seis mil vagas não ocupadas em diversos cursos. De acordo com o reitor, cerca de 65% dos estudantes que ingressam atualmente na UFSC são oriundos de famílias com baixa renda, que enfrentam dificuldades de permanência. Esse novo perfil dos estudantes representa um desafio para a manutenção e ampliação das políticas de assistência estudantil. O professor Irineu também informou sobre o avanço das tratativas para implantação do curso de Medicina no campus da UFSC de Curitibanos.

O presidente da Câmara colocou-se à disposição para apoio institucional à Universidade, mencionando que a pauta da educação não deve ser politizada, por tratar-se de algo que beneficia a todos. Ele informou que há um projeto tramitando na Câmara de Vereadores de rebatizar a Rua Antônio Edu Vieira, que está passando por obras de revitalização, com o nome do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier.

João Cobalchini também apresentou o projeto de criar, na Câmara, o Balcão da Cidadania, para oferecer serviços diversos ao cidadão, tais como confecção de documentos, cursos de capacitação profissional, elaboração de currículos e serviços de defensoria pública. O professor Bernardo Meyer afirmou que a Universidade poderia colaborar com o projeto, especialmente nos cursos de capacitação oferecidos pela Escola do Legislativo e em relação à defensoria pública, além de apoio técnico aos vereadores na elaboração de projetos.

Após a visita, o reitor foi convidado pelo presidente para fazer uma visita ao plenário, onde ocorria uma sessão. O reitor fez uma rápida fala onde ressaltou as iniciativas da UFSC de se aproximar da sociedade, incluindo não apenas órgãos públicos mas também entidades do setor produtivo e da sociedade civil. A presença do reitor na Câmara foi saudada por alguns vereadores, que aproveitaram para apresentar demandas que envolvem a Universidade. A visita foi encerrada com uma entrevista do reitor à TV Câmara.

João e Lucas Cobalchini entregaram presente ao reitor

Veja entrevista do reitor à TV Câmara:

Tags: Câmara de Vereadores de FlorianópolisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavisita