Summit Cidades: Reitor da UFSC é entrevistado no programa ‘Cabeça de Político’
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, foi entrevistado pelo programa “Cabeça de Político”, conduzido pelo jornalista Upiara Boschi, durante o Summit Cidades 2025. Com uma trajetória de quase 51 anos, Irineu ocupou diferentes funções na instituição, passando de servidor técnico-administrativo a professor e, atualmente, Reitor.
À frente de uma das maiores universidades do Brasil e da América Latina, com 40 mil estudantes, 120 cursos de graduação e 160 de pós-graduação, Irineu carrega uma vasta experiência acadêmica. Suas pesquisas, que abordam temas como evasão universitária, gestão colegiada e administração de universidades públicas federais, foram pontos centrais na conversa.
A entrevista explorou temas cruciais, como os desafios orçamentários enfrentados pelas universidades federais e o processo de superação do “luto” institucional após a morte do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier. Além disso, discutiu-se a função social da UFSC, sua interação com diferentes setores da sociedade e decisões que envolvem a instituição, como a recente escolha do Conselho Universitário sobre a troca do nome do campus sede, na Trindade, que foi um exemplo de maturidade e democracia interna.
Confira a entrevista na íntegra:



