Reitoria solicita relatório de danos das chuvas às unidades para elaborar pedido de recursos ao MEC

20/01/2025 12:57

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) solicitou a todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade que elaborem relatórios detalhados sobre os danos causados pelas fortes chuvas ocorridas em Florianópolis na quinta-feira, 16 de janeiro, além de apontarem as prioridades de manutenções e reformas. Essas informações vão subsidiar um pedido de recursos suplementares que será encaminhado pela Reitoria ao Ministério da Educação (MEC).

Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o reitor Irineu Manoel de Souza e o prefeito universitário, Matheus Lima Alcantara, continuaram as vistorias aos locais atingidos pelas chuvas. Foram visitados o Centro de Desportos (CDS), o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro Socioeconômico (CSE), o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), além de alguns setores do Hospital Universitário (HU).

Essas visitas in loco são para uma análise preliminar dos danos. Posteriormente, equipes técnicas da Prefeitura Universitária deverão voltar aos locais para complementar as vistorias.

De acordo com o reitor, as situações mais graves identificadas na Universidade encontram-se na Engenharia Mecânica, no Centro Tecnológico (CTC); no setor Anatômico (CCB) e na área de Nutrição (CCS); no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e também no CFM.

“A partir das inspeções realizadas, vamos elaborar um relatório detalhado para encaminhar ao Ministério da Educação, solicitando uma suplementação de recursos para os reparos e melhorias que são necessários”, explica o reitor.

Irineu complementa “que cada setor será responsável por encaminhar seu relatório ao Gabinete da Reitoria e à Prefeitura Universitária. A gestão da universidade será responsável por consolidar essas informações em um único documento, que será enviado ao MEC. Essa etapa é fundamental para que possamos conquistar os investimentos necessários e, assim, solucionar os problemas enfrentados pela nossa universidade”.

Estragos

Ainda na sexta-feira, o reitor e o prefeito universitário percorreram vários locais do campus de Florianópolis. Eles visitaram locais impactados, como o Centro Tecnológico (CTC), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), o Alojamento Estudantil Indígena, prédios do Centro de Ciências Biológicas (CCB), a Biblioteca Universitária e o Centro de Ciências Agrárias (CCA).

No Centro de Ciências Biológicas (CCB), a direção da unidade e a Coordenadoria de Manutenção, Infraestrutura e Espaço Físico iniciaram o relatório, onde estão apontados os principais danos e as demandas prioritárias de manutenção.

O CCB foi uma das unidades mais atingidas. No Laboratório Anatômico, do Departamento de Ciências Morfológicas (MOR), a água chegou a 50 centímetros na tarde de quinta-feira e atingiu o sistema de esgotamento sanitário. As comportas instaladas no prédio, local de alagamentos recorrentes, não foram capazes de conter as águas, ocorrendo inundação das salas e laboratórios. Também foram observados danos estruturais graves na edificação. No Bloco C houve infiltração de água em um quadro de distribuição de energia elétrica, causado risco de curto-circuito. E no Bloco F as bombas instaladas no subsolo não conseguiram evitar a inundação do local.

Galeria de fotos neste link.

Leia mais: Chuvas fortes causam estragos em edificações do campus da UFSC em Florianópolis

Tags: ChuvasUFSC