UFSC intensifica ações para elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional

11/03/2024 11:42

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) intensifica neste mês de março as ações com vistas à elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029. O PDI é o documento de gestão estratégica da Universidade onde se definem sua missão, visão de futuro e valores, bem como as estratégias, diretrizes e políticas a serem seguidas para o alcance de seus objetivos e metas. É uma espécie de “plano plurianual” da Universidade.

A elaboração do PDI é coordenada por uma Comissão específica designada em portaria do Gabinete da Reitoria de 19 de fevereiro de 2024, que tem como principal finalidade ser facilitadora do processo de construção democrática do referido plano. A Comissão é formada por dois grupos de trabalho: um Grupo Gestor Executivo (GG) e um Grupo Técnico Executivo (GT). O Grupo Gestor é presidido pela secretária de Planejamento e Orçamento, Andrea Cristina Trierweiller, e integrado por membros do Gabinete da Reitoria, da Comissão Própria de Avaliação e da Seplan.

O Grupo Técnico Executivo, por sua vez, é composto por 33 Grupos Técnicos Setoriais (GTS), formados por representantes de todas as pró-reitorias, secretarias, direções de centros e campi, gabinete e Hospital Universitário. Os GTS deverão ser compostos, no mínimo, por um agente gestor e um agente de planejamento, e também por representantes discentes (de graduação e pós-graduação), dos docentes, dos servidores técnico-administrativos em educação e um convidado representando a comunidade externa. Eles terão a missão de promover a discussão, coletar e consolidar as contribuições no âmbito de cada unidade e encaminhá-las ao Grupo Gestor para consolidação e aprovação final.

De acordo com o reitor Irineu Manoel de Souza, a ideia é construir o novo PDI por meio de um processo verdadeiramente democrático e participativo e chegar a um documento consistente com os anseios e objetivos da Universidade nos próximos anos. Para isso, estão previstas no cronograma de elaboração do PDI diversas audiências públicas – gerais e em cada um dos setores -, criando espaço para a manifestação e colaboração de toda a comunidade acadêmica.

Capacitação
A capacitação dos integrantes dos Grupos Técnicos Setoriais iniciou nesta segunda-feira, 11 de março. Os agentes gestores e de planejamento receberão instruções e orientações sobre como utilizar o instrumento de consolidação das propostas antes de cada uma das seis etapas previstas para a elaboração do PDI.

No dia 19 de março, está prevista a realização de um evento de lançamento do PDI no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), aberto à participação de toda comunidade universitária, que pode ser considerada a primeira audiência pública do processo. No dia seguinte, haverá uma reunião de caráter mais técnico para definição da missão, visão e valores da Universidade para os próximos anos, além de definição dos temas estratégicos do planejamento. “O cruzamento das áreas-fins com as áreas transversais nos permitirá visualizar os objetivos institucionais da Universidade para os próximos anos”, afirma Lucas dos Santos Matos, coordenador de Gestão Estratégica da Seplan e integrante do Grupo Gestor.

A expectativa é de que os trabalhos da Comissão estejam concluídos até o mês de novembro, para que o Grupo Gestor possa finalizar a redação do documento e encaminhar para apreciação e deliberação do Conselho Universitário (CUn).

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