Reitor participa da abertura oficial da Summit Cidades 2022

23/11/2022 17:31

Reitor falou sobre a importância das universidades para a pesquisa e inovação (Foto: Luís Carlos Ferrari/Secom)

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, participou na tarde desta quarta-feira, 23 de novembro, da solenidade de abertura oficial da Summit Cidades 2022, evento que ocorre de 23 a 25 de novembro no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Ele estava acompanhado do Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Bernardo Meyer.

Em sua rápida fala na abertura do evento, o reitor destacou que a UFSC é a sexta melhor universidade da América Latina pelo ranking da Times Higher Education (THE), tem cerca de 39 mil estudantes em 150 cursos de pós-graduação e 110 cursos de graduação.

“As universidades são as instituições mais importantes, um dos maiores patrimônios do País”, afirmou Irineu, lembrando que cerca de 90% das pesquisas científicas e inovações tecnológicas vêm das universidades. Além disso, citou, a UFSC tem um papel destacado na formação de profissionais qualificados para atuação no âmbito empresarial e no setor público. A afirmação do reitor pode ser comprovada analisando os currículos dos palestrantes do evento: muitos deles ostentam cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina.

A Summit Cidades 2022, segundo o site do evento, “vai apresentar ideias, conceitos, práticas e projetos, com o objetivo de tornar as cidades territórios inovadores, humanos, criativos e sustentáveis, promovendo a eficiência urbana”. A programação inclui palestras voltadas a administradores públicos municipais, casos de cidades inteligentes e sustentáveis, oportunidades relacionadas ao setor de turismo, mobilidade urbana e vários temas ligados à inovação e à tecnologia.

Tags: Cidades inteligentesSummit Cidades 2022tecnologia e inovaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina