Reitoria discute ações contra antissemitismo com representantes da comunidade judaica

16/11/2022 08:48

Dirigentes da Associação Islâmica Catarinense (AIC) e UFSC discutem ações contra antissemitismo na instituição Foto: Robson Ribeiro/SECOM UFSC

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, recebeu, nesta terça-feira, 8 de novembro, os diretores da Associação Israelita Catarinense (AIC), Sérgio Iokilevitc e Lívio Charach, para  discutir a formulação de ações para o combate ao antissemitismo. Os representantes das instituições discutiram propostas para combater nazismo e racismo na Universidade e entregaram uma carta à Administração Central.

No encontro, a aluna do Curso de Ciências Sociais da UFSC, Iael Kurjan, que também é liderança do movimento juvenil do Hashomer Hatzar (Jovem Guardião em Hebráico), relatou sua vivência na Universidade após a repercussão na mídia sobre os casos de nazismo na instituição e entregou ao reitor uma carta com propostas de enfrentamento às ações. Entre as medidas apresentadas no documento estão a realização de Aulas Magnas que abordem questões ligadas ao nazismo e antissemitismo, ministradas por personalidades com notoriedade pública, além da expansão dos atuais grupos de pesquisas em religião.

Representante do movimento judaico relata o reitor, Irineu Manoel dos Passos, vivência na Universidade durante entrega de carta ao dirigente da UFSC Foto: Robson Ribeiro/SECOM UFSC

“Nós vamos de encontro não só com uma política de conscientização, mas também de inscrição de que tem limites e que retifica a questão punitiva, porque incitar o nazismo se enquadra em crime”, afirmou Iael. A carta elaborada pelo movimento juvenil reivindica que a Universidade se articule junto às entidades judaicas em âmbito local e nacional com a intenção de  firmar compromisso do combate as questões que envolvem o antissemitismo.

Durante a reunião, os dirigentes discutiram diversas ações a serem analisadas futuramente. Para Lívio Charach, vice-presidente da AIC, “a UFSC é o lugar do saber, lugar do lazer e da cultura, e aqui não há espaço para racismo e antissemitismo de forma alguma”. A entidade ainda ressaltou a possibilidade do estabelecimento de parcerias com a Prefeitura de Florianópolis, a fim de criar uma campanha conjunta a nível municipal.

O diretor do Gabinete do Reitor, João Luiz Martins considerou que esse é um bom momento para agregar forças e se unir na luta contra a ascensão de movimentos extremistas. Ele ainda ressaltou que a instituição realizou os encaminhamentos às autoridades cabíveis e que a comunicação da Universidade já trabalha no desenvolvimento de uma campanha institucional para combate a tais práticas no âmbito acadêmico e finalizou lembrando que até o fim do mês de novembro haverá uma reunião aberta do Conselho Universitário (Cun) para apreciação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional.

“É muito importante possuir bem-estar aqui dentro, por isso nós vamos fazer uma reunião do Conselho Universitário para tratar desse tema específico. Queremos que o conselho seja de fato a decisão final para colocarmos em prática todas as políticas que precisamos para todos se sentirem seguros”, ressalta João.

Ao fim do encontro, Irineu agradeceu a visita e convidou os líderes da comunidade judaica para usarem o espaço de fala da reunião aberta do CUn para exporem suas contribuições. O gestor da Administração Central ainda informou que vai levar a pauta para a próxima reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Robson Ribeiro/Estagiário da Secretaria de Comunicação/UFSC

Tags: administração centralantissemitismogestãoPolítica de Enfrentamento ao Racismo InstitucionalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina