UFSC é homenageada pela Associação Catarinense de Medicina por atuação durante pandemia

17/10/2022 11:19

Premiados pela ACM no evento da última sexta-feira, 14 de outubro. (Foto: Divulgação)

O curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, na última sexta-feira, 14 de outubro, uma homenagem da Associação Catarinense de Medicina (ACM) por suas iniciativas que ajudaram a salvar vidas durante a pandemia de Covid-19. Ao lado do chefe de Gabinete, Bernardo Meyer, o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, representou a instituição na cerimônia de premiação.

Durante a premiação, a Associação Catarinense de Medicina destacou o papel importante das universidades durante a pandemia, por serem as principais disseminadoras do conhecimento científico sobre as formas de combater a Covid-19 e atuarem na formação de novos médicos.

A solenidade para entrega do reconhecimento aconteceu na sede da entidade e reuniu cerca de 40 instituições e pessoas que foram parceiras da entidade médica catarinense no período em que decorreu a emergência sanitária causada pela disseminação do novo coronavírus. Os homenageados receberam uma placa destacando a “Força Catarinense na Pandemia” e participaram de um jantar e o baile do Dia do Médico 2022.

O curso de medicina da UFSC foi convidado para representar as instituições de ensino, por ser o mais antigo de Florianópolis e também por fazer parte de uma das faculdades de maior destaque na qualidade do currículo acadêmico, além de integrar um dos principais hospitais escolas em Santa Catarina, o HU/UFSC.

Relembre ações da UFSC no combate à pandemia

Dr. Juliano Pereima de Oliveira Pinto, diretor Sociocultural da ACM, reitor Irineu Manoel de Souza, Dr. André Sobierajski dos Santos, vice-presidente da ACM e o Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, presidente da ACM. (Foto: Divulgação)

Ao longo da pandemia, a UFSC promoveu diversas ações de combate à Covid-19. Já em 30 de março de 2020, quatro dias após a confirmação da primeira infecção em São Paulo, a Universidade, em parceria com o IFSC, iniciou a produção de máscaras do tipo face shield e doou mais de 3 mil unidades aos serviços públicos de saúde e foram entregues a mais de 40 municípios. O grupo de Equipamentos Médicos de Emergência (EME/UFSC), formado por professores, servidores técnicos administrativos e alunos da UFSC produziu outras 2,5 mil máscaras que atenderam a rede pública da Grande Florianópolis, SAMU, Corpo de Bombeiros Militar e UPAs do estado de Santa Catarina.

A UFSC também produziu, em seus laboratórios, mais de 6 mil litros de álcool 70, glicerinado e em gel e foi destaque na produção científica. Entre as iniciativas estiveram: o desenvolvimento de respiradores de baixo custo, implantação da telemedicina e aplicativos para mapear casos de Covid-19, pesquisas de vacinas e fármacos contra a doença. Na vacinação, a Universidade também foi destaque. Desde março de 2021 a UFSC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a UFSC disponibilizou dois pontos fixos de vacinação e organizou drive-thrus para imunização da população.

Em 2022, a Universidade recebeu reconhecimentos da administração municipal e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) por essas parcerias e iniciativas firmadas no combate à disseminação da Covid-19.

Ao longo da pandemia, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) teve seu quadro reforçado e contou com a ampliação de leitos para atender os pacientes. Segundo um levantamento da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital, das 220 pesquisas relativas a Covid-19 desenvolvidas em toda a rede, 31 foram realizadas no HU da UFSC. Maior número entre os 35 hospitais universitários federais listados na pesquisa.

A UFSC também foi representada pelo Chefe de Gabinete, Bernardo Meyer (à direita da foto).

A instituição ainda contribuiu nos esforços para a conscientização, por meio de campanhas educativas e na ação solidária, com a doação de mais de 12 toneladas de alimentos aos alunos em situação de vulnerabilidade social, além do apoio emergencial financeiro a cerca de 3 mil estudantes.
Saiba mais:
Ações da UFSC no combate à Covid-19