Reitoria se reúne com representantes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis

14/10/2022 16:42

(E) Diretor da Acif, Rodrigo Rossoni; Reitor da UFSC, Irineu Manoel dos Passos e o chefe de Gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer em encontro desta terça feira, 11 de outubro. (D) Foto: Divulgação

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, se reuniu, nesta terça-feira, 11 de outubro, com os dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), para discutirem sobre parcerias, pesquisa e compromissos da gestão para o fortalecimento da Universidade pública. No encontro, o reitor da esteve acompanhado do chefe de Gabinete, Bernardo Meyer, e conversou com o diretor da Acif, Rodrigo Rossoni.

Irineu ressaltou que as prioridades da gestão estão voltadas especialmente para a gestão do hospital universitário, considerado o maior projeto de extensão da UFSC, e a necessidade de implementar projetos voltados para a cultura e o esporte, como políticas que visem valorizar a utilização dos espaços dos campi da Universidade. A questão da acessibilidade, a formação pedagógica dos professores e a política multicampi também foram elencados dentre os temas de atenção da atual administração.

“A nossa gestão tem essa preocupação de manter a universidade viva, valorizando as pessoas. Não vemos a dificuldade econômica como inibição das nossas potencialidades, queremos e vamos crescer. Vamos aproveitar melhor as vagas que nós temos, ampliar os nossos cursos e priorizar por uma gestão mais flexível para não inibir a capacidade de um pesquisador”, afirmou o reitor. Durante a conversa, Irineu enfatizou ainda que é preciso estudar a ampliação das políticas de permanência no ensino superior com os diversos setores da sociedade, principalmente por meio da ampliação de estágios e bolsas, demanda que a reitoria tem articulado constantemente nas conversas que tem feito com entidades do setor público e privado.

Reitor da UFSC fala aos dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis sobre principais compromissos da gestão 2022-2026 Foto: Divulgação

Irineu também falou sobre sua trajetória acadêmica, que completa 48 anos em 2022. Ele relatou como as pesquisas feitas no decorrer de sua vida institucional e pública colaboraram para ser eleito para o cargo de reitor na Universidade Federal de Santa Catarina, na sua quarta candidatura. “Eu me preparei para ser reitor. A minha tese foi exatamente como administrar uma universidade federal pública e complexa. Tive a oportunidade de estudar três universidades: a federal de Minas Gerais, do Ceará e a nossa universidade.” E completou: “Nossa gestão tem a preocupação de manter a universidade viva, de valorizar as pessoas e, apesar das dificuldades, queremos crescer”.

Ao fim do encontro, o presidente da Acif, Rodrigo Rossoni, colocou a associação à disposição da Universidade como parceira para desenvolvimento de projetos de pesquisa com a entidade empresarial. “Tenha na Acif aqueles parceiros que querem ver a ciência aplicada e a pesquisa gerando resultado para a sociedade. Nós queremos poder pegar lá da universidade o resultado das teses, das pesquisas que vocês estão criando e aplicar nas nossas empresas para gerar e agregar valor. Nós já temos projetos relevantes em parceria com a universidade, como o Estreitar, mas gostaríamos de ter cada vez mais novos projetos que possam nascer junto com a universidade”, finalizou Rossoni.

Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação UFSC

Tags: acifgestãoparceriasReitoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina