Reitor da UFSC obtém compromisso de contratação de médicos para o HU

21/09/2022 12:36

Rodrigo Augusto Barbosa (E), Irineu Manoel de Souza, Oswaldo de Jesus Ferreira, Adriano Augusto de Souza (D) Foto: Ebserh

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, reuniu-se em Brasília com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa que administra o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU). No encontro, o reitor obteve a promessa de que a empresa vai acelerar a contratação de 14 novos médicos em regime emergencial e aumentar o repasse de verbas do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) ao hospital até o fim de 2022.

A reunião com o presidente da autarquia, Oswaldo de Jesus Ferreira, ocorreu na última quinta-feira, 15 de setembro, em Brasília, onde o reitor participou de uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O hospital universitário vem enfrentando problemas no atendimento por conta da falta de profissionais em vista do aumento da demanda. No início de setembro o HU passou a adotar o regime de referenciamento no atendimento à gestantes e mais recentemente interrompeu por cinco dias os acolhimentos na emergência pediátrica. 

Andifes

No dia 14 de setembro, o chefe da Administração Central participou da reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na ocasião, os reitores discutiram sobre o panorama nacional do ensino superior no Brasil e elaboraram uma carta, assinada pela associação, em que foram apresentadas as reivindicações para a recomposição orçamentária das instituições federais de ensino no país. O documento foi enviado ao Ministério da Educação e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com quem farão uma reunião nos próximos dias.  

Na avaliação do reitor a reunião dos dirigentes foi positiva. Na sua visão, “o encontro teve uma participação muito boa e intensa dos reitores das universidades federais que foram unânimes nas questões fundamentais, como a contratação de técnicos e docentes e da recomposição orçamentária das universidades”, destacou.

Robson Ribeiro / Estagiário Secretaria de Comunicação UFSC

Tags: EbserhHospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São ThiagoReitoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina