Administração Central participa do programa Conversas Cruzadas, na rádio CBN Floripa

08/09/2022 11:23

Reprodução/CBN Floripa

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, participou na terça-feira, 6 de setembro, do programa Conversas Cruzadas, da Rádio CBN Floripa para discutir os futuros projetos da gestão e apresentarem as demandas e novidades implementadas pela nova gestão na educação básica, graduação e pós-graduação. O reitor esteve acompanhado da pró-reitora de Graduação e de Educação Básica (Prograd), Dilceane Carraro e do pró-reitor de Pós-Graduação (PROPG), Werner Kraus.

A Administração Central, que completou 61 dias de gestão no dia 6 de setembro, falou inicialmente sobre o fortalecimento da comunicação institucional, por meio da criação da Secretaria da Comunicação (Secom) e a flexibilização dos critérios para ocupação de vagas remanescentes. “O nosso propósito é ampliar a divulgação nas escolas da rede municipal e estadual, além dos nossos cinco campi, de outras universidades e na sociedade como um todo”, explicou o professor Irineu, ao ressaltar o os esforços da Reitoria em preencher totalmente as vagas disponíveis nos editais de Vestibular, Processo Seletivo de Vagas Remanescentes, Transferências e Retornos.

Durante o programa, a pró-reitora de Graduação e de Educação Básica destacou também a extensão das políticas de cotas aos estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). Dilceane explicou que “a partir de agora, além da graduação e pós-graduação, passamos a ter ações afirmativas para pretos, pardos e indígenas e quilombolas na educação básica.” De acordo com a pró-reitora, serão destinadas um total de 20% das vagas de ingresso para esses grupos. Esse é um primeiro passo para garantir a estruturação da permanência também no ensino fundamental.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Werner Kraus, lembrou da classificação da Universidade, considerada a 6ª melhor da América Latina pelo ranking da Times Higher Education. Werner disse que apesar das dificuldades e das críticas enfrentadas durante a Pandemia de Covid-19, a boa colocação se deve em grande medida ao nível das pesquisas feitas pela pós-graduação. Ainda segundo o pró-reitor, a avaliação da Universidade deve crescer, já que nos próximos meses devem ser divulgados os números da avaliação nacional dos cursos de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “A UFSC vai se sair como uma figura bonita, o crescimento de qualidade vai ser notável”, destacou.

Ao fim do encontro, a Reitoria apontou também as ações que têm sido tomadas para retomar a aproximação da Universidade com a comunidade. O reitor, Irineu, lembrou das visitas de acolhimento aos estudantes que a Administração Central tem feito aos campi do interior e destacou as conversas que estão sendo realizadas com os agentes dos setores públicos. “Estamos conversando com todos os setores da sociedade e com esses contatos nós também vamos sentindo o que a sociedade espera da Universidade”, ressaltou.

Confira o programa na íntegra:

Robson Ribeiro/Estagiário Secretaria de Comunicação/UFSC

Tags: administração centralCBN FloripaentrevistaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina