Professor Irineu participa de reunião de Lula com reitores de universidades e institutos federais

19/01/2023 17:25

O presidente Lula recebeu os reitores de universidades e institutos federais no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert)

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, considerou como um fato marcante para o País e para as universidades a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os reitores de universidades e institutos federais, realizada nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, acrescentando que o presidente se comprometeu a fazer reuniões anuais com os reitores.

A reunião ocorreu no Palácio do Planalto e teve a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Além das falas dos ministros e do presidente, também puderam discursar o presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, e reitores representantes de cada região do Brasil.

De acordo com o reitor da UFSC, o governo se comprometeu a repassar recursos para as universidades e reconheceu o papel destas instituições não só em relação ao ensino superior mas também com o ensino básico. Ele avaliou que os discursos de Lula e de Camilo Santana estão em sintonia com o programa de gestão dos novos dirigentes da UFSC, pois enfatizam a aproximação com a sociedade, a inclusão e a permanência como eixos centrais na educação.

Professor Irineu considerou encontro com o presidente como fato marcante (Foto: Divulgação)

Embora o assunto não tenha sido abordado na reunião, o professor Irineu informou que o orçamento da UFSC em 2023 é menor do que o do ano passado. Porém existe expectativa de que possa haver alguma compensação pelos cortes realizados em 2022 – que fizeram a Universidade fechar o ano com déficit de quase R$ 4 milhões – pois a chamada PEC da Transição traz espaço para a recomposição.

O reitor informou ainda que o ministro da Educação manifestou o propósito de retomar obras paradas nas universidades. No caso da UFSC, são consideradas prioritárias a conclusão do prédio do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), do prédio da Medicina em Araranguá, reforma das edificações do Departamento Artístico e Cultural (DAC), construção da Moradia Estudantil, Moradia Indígena e ampliação do Restaurante Universitário, entre outros.

 

Lula e os ministros da Educação, Camilo Santana (E) e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (Foto: Ricardo Stuckert)

Reunião foi no Palácio do Planalto

Reitor Irineu com o presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca

Professor Irineu com o novo presidente do CNPq, Ricardo Galvão

Tags: BrasíliaLulaOrçamentoReitorreunião com reitores