Reitor da UFSC participa de abertura de eventos de engenharia e biomedicina

26/10/2022 10:02

Reitor da UFSC, Irineu Manoel dos Passos, fala aos presentes sobre cenário das pesquisas acadêmicas no Brasil Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, participou, na terça-feira, 25 de outubro, da abertura do IX Congresso Latino-Americano de Engenharia Biomédica (CLAIB 2022) e o XXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB 2022). A cerimônia de abertura dos encontros aconteceu no Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC (IEB/UFSC) e reuniu diversas entidades ligadas a engenharia e a biomedicina na América Latina e em Florianópolis. O dirigente da UFSC falou sobre o panorama e os desafios da educação no Brasil e agradeceu a escolha da Universidade para sediar o evento.

O congresso acontece entre os dias 24 e 28 de outubro e conta com transmissão virtual. Para os quatro dias de eventos, estão programados simpósios, minicursos, workshops e sessões especiais. Dentre os tópicos abordados estão: sistemas de saúde para o monitoramento de idosos, integração da neuroengenharia na saúde pública, o hospital do futuro, interface entre humanos e robôs para a assistência e reabilitação, entre outros temas. 

Fizeram parte da mesa presencial (E) Helio Schechtman, presidente do Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e (D) Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação Foto: Robson Ribeiro / SECOM UFSC

O objetivo é discutir as inovações e os desenvolvimentos tecnológicos necessários para enfrentar os desafios de assegurar serviços de saúde e apoio ao bem-estar das populações vulneráveis em um mundo em constante mudança. O evento é promovido pelo Instituto de Engenharia Biomédica (IEB/UFSC) em parceria do Consejo Regional de Ingeniería Biomédica para América Latina (Coral), Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), International Federation of Medical and Biological Engineering (IFMBE) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O pró-reitor de Pós-graduação, Werner Kraus, lembrou que na última avaliação quadrienal divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 39% dos programas da UFSC alcançaram nota 6 ou 7. Werner disse ainda que apesar das dificuldades, eventos como esse promovem o fomento ao desenvolvimento de pesquisas. Durante sua fala, Irineu parabenizou a organização do evento e agradeceu a oportunidade cedida à Universidade de mais uma vez ser a anfitriã do CLAIB&CBEB 2022. 

A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Robson Ribeiro/Estagiário da Secretaria de Comunicação/UFSC

Tags: biomedicinaCLAIB&CBEB 2022congressoEngenhariaIEB/UFSC Universidade Federal de Santa CatarinaUFSC