Combate ao racismo e possíveis parcerias são tema de reunião entre Reitoria e Avaí

04/11/2022 14:58

A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, esteve reunida, na quinta-feira, 20 de outubro, com o diretor executivo do Avaí Futebol Clube, Cláudio Gomes, para discutir a parceria entre as instituições que visa o combate ao racismo e profissionalização dos estudantes da UFSC. Na ocasião também estavam presentes Bernardo Meyer, chefe de gabinete, João Luiz Martins, diretor de gabinete e Renata Castro, diretora do Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP/PROGRAD).

Reunião entre a Administração Central e o Avaí Esporte Clube.
Foto: Vitórya Navegantes / SECOM UFSC

No encontro, a diretoria do clube apresentou a possibilidade de uma parceria com a UFSC no sentido de empregar estudantes e ex-estudantes da universidade, com o objetivo de capacitá-los para o mercado de trabalho. “Nós temos todo interesse nessa parceria, dialogamos com as instituições, mas entendemos que a UFSC tem um papel nessa relação social. Para além de estarmos formando pessoas, nós precisamos também atuar na disponibilização dos nossos profissionais para a sociedade”, analisou Cláudio. 

Cláudio Gomes também trouxe o combate ao racismo e à violência nos estádios para a pauta da reunião. A diretoria do Avaí observa que ações mais efetivas precisam ser tomadas em razão do aumento destes casos entre os torcedores. “Nós estamos discutindo aqui é uma questão de comportamento e que é definida pelo tipo de relação social que esse torcedor tem na sociedade de modo geral. Não é exclusivo dele esse comportamento racista e xenofóbico, é da sociedade brasileira. Mas nós queremos focar aqui para contribuir na alteração no comportamento dos nossos torcedores”, afirmou.

A vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, acredita que as campanhas de combate ao racismo vão além do marketing e que o crime está instaurado na sociedade. “O racismo está na universidade, na escola, nas famílias, nos times de futebol, no trânsito, nas igrejas, etc. O antirracismo vai além de uma campanha de marketing. São ações efetivas para mudar essa realidade”. Durante o Novembro Negro promovido pela universidade, a diretoria do Avaí se comprometeu a a iniciar seu processo de enfrentamento ao racismo, em parceria com a UFSC. 

 

>> Acompanhe a programação do Novembro Negro na UFSC

 

>> Acesse na íntegra a minuta da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC

 

Vitórya Navegantes/Estagiária da Secretaria de Comunicação/UFSC