No dia da árvore, reitor participa do lançamento do projeto “UFSC mais florida”

22/09/2022 17:00

Professor Roberto Carlos Alvos, do DME instrui professor Irineu Manoel dos Passos durante o plantio das mudas no campus. Foto: Robson Ribeiro/Secom UFSC

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, participou, nesta quarta-feira, 21 de setembro, do lançamento do projeto “UFSC Mais Florida”, na Praça da Cidadania, em Florianópolis. Na ocasião, Irineu plantou simbolicamente, ao lado de crianças e docentes, mudas de flores no canteiro em frente ao prédio da Reitoria para marcar o Dia da Árvore.

Durante a cerimônia de lançamento, o gestor da Administração Central esteve acompanhado pelo diretor do DME, Roberto Carlos Alves; o professor do CCA, Enio Luiz Pedrotti; os integrantes do programa UFSC Sustentável e a equipe de manutenção externa da Universidade.

Integrantes do UFSC Sustentável e professor Pedrotti distribuem mudas para a comunidade universitária. Foto: Robson Ribeiro/Secom UFSC

O objetivo é incentivar a revitalização dos espaços e jardins da Universidade. “Este é um ato simbólico. A partir de agora as ações serão o plantio, produção de novas mudas para trabalharmos bem as nossas rótulas, canteiros e deixar o campus com mais vida e mais flores”, explica Alves, do Departamento de Manutenção Externa. As mudas de flores estão sendo produzidas pelos estudantes das disciplinas ministradas pelo professor Pedrotti, que é especialista em Botânica, com ênfase em Nutrição e Crescimento Vegetal. “Como nós temos trabalhos práticos com os alunos, eles produzem mudas de flores. Sugeri que estas mudas pudessem ser usadas para melhorar a qualidade e o conforto visual e ambiental”, relatou Enio. 

O “UFSC Mais Florida” é uma iniciativa do programa UFSC Sustentável em parceria com o Departamento de Manutenção Externa (DME/UFSC), da Prefeitura Universitária e o Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC). Ao longo desta semana o programa promove atividades sobre o tema e intervenções voltadas para a comunidade ao longo do Campus. A data de lançamento do projeto foi escolhida por conta do início da primavera, que começa nesta quinta-feira, 22 de setembro, às 22h.

 

>> Veja aqui a programação completa da Semana da Árvore da UFSC.

 

Robson Ribeiro e Vitórya Navegantes/Estagiários Secretaria de Comunicação UFSC