Reitoria UFSC
  • UFSC aprova título de Professora Emérita a Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro

    Publicado em 26/11/2024 às 18:01

    Sessão especial do Conselho Universitário no dia 26 de novembro concede título de professora emérita a Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro. Imagem: YouTube CUn/UFSC

    O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou sessão especial na tarde desta terça-feira, 26 de novembrona Sala dos Conselhos, no campus da Trindade, em Florianópolis. Na reunião foram apreciadas as propostas de concessão do título de Professora Emérita às docentes Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro, ambas titulares do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Os dois pedidos foram aprovados pelos(as) conselheiros(as) com, respectivamente, 46 e 52 votos favoráveis.

    A UFSC completará 64 anos de história no dia 18 de dezembro deste ano. Em homenagem ao aniversário da instituição e às professoras eméritas, o CUn realizará sessão solene no dia 13 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A dignidade universitária é “concedida a membro de pessoal docente aposentado, pelos altos méritos profissionais ou por relevantes serviços prestados à Instituição”.

    A conselheira Marilia Carla de Mello Gaia, relatora do processo da professora Maria Bernardete Ramos Flores, ressaltou que a docente atuou no Departamento de História entre 1987 e 2013, tendo se aposentado como professora titular, contribuindo para a configuração atual do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História, o qual atua como orientadora até o presente momento. É bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq e é uma grande referência no campo da História Cultural e da História da Arte no Brasil. Contribuiu para a estruturação da Associação Nacional de História (ANPUH) em Santa Catarina, e do Grupo de Trabalho História Cultural da ANPUH a nível nacional.

    Professora Maria Bernardete Ramos Flores. Foto: Divulgação

    Maria Bernardete é Graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1973), Mestre em História pela UFSC (1979) e Doutora em História pela PUC/SP (1991). Realizou Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa e na University of Maryland (1999-2000), e no IDAES da Universidad de San Martín – Argentina (2009- 2010). Foi professora visitante na Universidade de Salamanca (2003) e pesquisadora visitante na University of California – Campus Davis (1994). Foi agraciada com o Prêmio Destaque de Pesquisa – Centro de Filosofia e Ciência Humanas (2010). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC por diversos anos, e atuou no Comitê da Área de História na Capes. Dedica-se à pesquisa de História e Arte, Modernidade e Estética, Teoria da Imagem e Teoria da História. Atua na Linha de Pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, do Programa de Pós Graduação em História da UFSC.

    A professora Maria Bernardete orientou 35 trabalhos de conclusão de curso de graduação, 36 dissertações de mestrado e 41 teses de doutorado durante sua carreira. É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, organizadora de coletâneas diversas, no Brasil e exterior.

    Professora Joana Maria Pedro. Foto: Acervo Agecom

    Na sequência, a conselheira Maria del Carmen Cortizo foi a relatora do parecer que delineou a trajetória acadêmica da professora Joana Maria Pedro. Na leitura do parecer destacou que a docente ainda atua no Departamento de História da UFSC desde o início da década de 1980, contribuindo significativamente para a qualificação acadêmica em todos os níveis da graduação e da pós-graduação, e para a projeção nacional e internacional do Departamento e da UFSC, trata-se de uma intelectual amplamente reconhecida no campo da História das Mulheres e do Gênero no Brasil na América Latina.

    A professora Joana possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí/Univali (1972), mestrado em História pela UFSC (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d´Avignon, entre 2001 e 2002, e nos Estados Unidos, na Brown University, entre 2016 e 2017. Foi professora visitante na Universidade do Chile (2021), na Universidade Nacional de La Plata (Argentina, 2013) e na Université Paris Diderot, Paris 7 (França, 2014).

    No desenvolvimento de funções administrativas foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do CFH entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) entre 2008 e 2012, e Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016.

    Entre outras atividades cabe também mencionar que foi Presidenta da ANPUH – Associação Nacional de História na gestão 2017-2019; Editora da Revista Estudos Feministas; e que atuou no Comitê da Área de História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    Aposentou-se em março de 2019, dando continuidade a suas atividades em qualidade de professora voluntária como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, e como pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH). É pesquisadora 1A do CNPq.

    Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, principalmente nos temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa. Entre seus livros mais conhecidos estão “Mulheres Honestas, Mulheres Faladas: uma questão de classe” (Ed. UFSC, 1991), Nova História das Mulheres no Brasil (Contexto, 2012 com Carla Pinsky), Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul (Mulheres, 2010, com Cristina S. Wolff) e outros, além de inúmeros artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.

    É necessário salientar a fundamental contribuição da trajetória da professora Joana Pedro para a luta das mulheres e para o reconhecimento dos seus direitos dentro e fora do âmbito universitário.

    Rosiani Bion de Almeida | imprensa.gr@contato.ufsc.br
    Coordenadoria de Imprensa do GR | UFSC

    Com informações dos processos para concessão dos títulos, disponíveis nos links:

    Parecer Maria Bernadete Ramos Flores

    Parecer Joana Maria Pedro


  • Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária: nova proposta é entregue à Reitoria

    Publicado em 26/11/2024 às 17:35

    Representantes da Comissão entregam ao reitor proposta de um novo Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária. Foto: Sintufsc

    Nesta segunda-feira, 25 de novembro, o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, esteve reunido com os integrantes da comissão responsável por elaborar a proposta de implementação de um novo Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária.

    Participaram da entrega do Relatório Final, membros da comissão com representação no Departamento de Atenção à Saúde (DAS), no Hospital Universitário (HU) e no Sindicato de Trabalhadores da UFSC (Sintufsc): Elaine Tavares, Matrede Oliveira, Jakeline Carbonera, Renato Ramos Milis, Nicolle Doneda Ruzza, Douglas Kovaleski, Eduardo Garcia, Gabriela Carvalho e Guilherme Rizatti.

    O documento foi elaborado a partir de análises das experiências de outras dez universidades federais, que possuem serviços semelhantes como, por exemplo, as do Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. Também foi observado na construção da atual proposta, aspectos do serviço anteriormente ofertado pela UFSC (antigo SASC), que funcionou por aproximadamente 20 anos no interior do HU e foi encerrado em 2020.

    Foto: SECOM/UFSC

    A comissão concluiu de que, por meio da Administração Central, não há impedimento legal para a retomada imediata do atendimento na UFSC. Na ocasião, o Reitor se mostrou bastante favorável ao projeto e se comprometeu a dar continuidade ao processo de implementação. Para ele, “o novo setor deve aproveitar a estrutura já existente e reforçá-la com novos médicos, enfermeiros e assistentes sociais”, salientou.

    De acordo com a proposta apresentada, o novo serviço atenderá todas as categorias (estudantes e servidores docentes, técnico-administrativos e aposentados) e em todos os campi da UFSC, com base no modelo de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura e orçamento serão viabilizadas pela Universidade. As equipes especializadas deverão ser formadas, a priori, por servidores da instituição interessados em atuar neste tipo de atendimento à comunidade.

    Para Nicolle Doneda Ruzza, presidente da comissão e diretora do DAS, “com a proposta de novas equipes, os atendimentos em saúde de alunos e servidores da UFSC poderão ser mais próximos de um cuidado integral, principalmente com a união de diversas frentes de acolhimentos e atendimentos já existentes, respeitando os serviços consolidados na instituição”.

    Consulte a Minuta da Proposta de Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária

    Com informações do Sintufsc.

    Rosiani Bion de Almeida | imprensa.gr@contato.ufsc.br
    Coordenadoria de Imprensa do GR | UFSC


  • Lançada avaliação dos projetos pilotos de teletrabalho e do Controle Social

    Publicado em 26/11/2024 às 13:59

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibilizou um formulário de avaliação para que a comunidade universitária participe da avaliação dos projetos pilotos de teletrabalho e da ampliação do atendimento com flexibilização de jornada. O questionário também contempla o sistema de controle social de frequência e assiduidade, denominado CSocial.

    A iniciativa está em conformidade com as Portarias Normativas nº 470/2023/GR e 471/2023/GR, ambas publicadas em 31 de março de 2023, que regulamentam as novas diretrizes institucionais no âmbito do teletrabalho e controle de frequência dos servidores. O formulário pode ser acessado neste link e deve ser respondido por servidores docentes, Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), alunos de graduação e pós-graduação, bem como demais membros da comunidade universitária e usuários de setores da instituição.

    > Acesso o formulário de avaliação

    De acordo com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), a participação ampla é considerada essencial para o fortalecimento das políticas voltadas aos servidores da UFSC, em especial para o aperfeiçoamento das iniciativas de flexibilização da jornada de trabalho e controle de frequência.

    A partir de abril de 2023, a UFSC iniciou a implementação de projetos pilotos para avaliar novas formas de trabalho e atendimento à comunidade. Desde então, parte do serviço passou a ser oferecida por 12 horas ininterruptas (isto é, os setores não fecham no horário do almoço) e parte passou a ser oferecida de forma remota. A pesquisa busca avaliar o impacto dessas mudanças no atendimento ao usuário.


  • Estudantes e egressos da UFSC podem emitir histórico escolar em inglês

    Publicado em 26/11/2024 às 13:43

    Foto: Maria Isabel Miranda

    A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibilizou a emissão do histórico síntese de alunos e egressos na língua inglesa, que pode ser feita de forma gratuita diretamente pelo Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR). A ação foi feita em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC).

    A iniciativa tem o objetivo de tornar o documento em inglês mais acessível para quem deseja continuar os estudos fora do país, seja por mobilidade acadêmica ou na pós-graduação.

    Segundo o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro, antes desse serviço a tradução tinha que ser feita de forma externa à universidade, geralmente por tradução juramentada, realizada por um tradutor público e reconhecida oficialmente por instituições e órgãos públicos como documento oficial.

    O serviço, quando efetuado de forma externa, é pago. A média de preço é de R$ 99,05 por mil caracteres, segundo a tabela de valores para 2024 do Sindicato Nacional dos Tradutores (Sintra). “A universidade tem 40 mil estudantes de graduação e grande parte não tem uma renda familiar muito alta, então isso acaba sendo mais uma limitação para esse aluno fazer uma mobilidade”, diz Pinheiro.

    A chefe do Serviço de Tradução da Sinter, Luciana Lima, explica que as disciplinas dos cursos de graduação começaram a ser traduzidas em 2017, pela tradutora e intérprete de língua inglesa Paula Michels. A partir de 2021, o trabalho foi intensificado pelas duas servidoras. Somente neste ano, 2024, o processo foi concluído e encaminhado aos departamentos para revisão, posteriormente sendo anexado ao CAGR pela SeTIC. “O documento sai igual ao em português, com código de autenticidade e tudo, mas como documento da UFSC emitido em inglês, não uma tradução como a juramentada”, esclarece Luciana.

    Passo a passo:

    1. Entre na sua página do Aluno no CAGR;
    2. Clique em Histórico Síntese;
    3. Selecione a opção Gerar histórico (em inglês).

  • Laboratório da UFSC firma parceria para impulsionar tecnologia e segurança nas rodovias mineiras

    Publicado em 26/11/2024 às 13:27

    Reunião entre representantes dos órgãos mineiros e LabTrans ocorreu nesta sexta-feira, na UFSC. Foto: divulgação/LabTrans UFSC

    O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmou parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) para o desenvolvimento de pesquisas, estudos técnicos, metodologias e ferramentas, com o objetivo de apoiar a gestão das áreas de operação, manutenção e planejamento no âmbito da atuação do DER-MG.

    A divulgação da parceria ocorreu no dia 22 de novembro, durante a visita da delegação mineira, formada por Pedro Calixto, secretário-adjunto da Seinfra, Matheus Guimarães Novais, vice-diretor-geral do DER-MG, e Rodrigo Santos Colares, da assessoria de gestão estratégica do DER-MG, às instalações do LabTrans, no campus da UFSC em Florianópolis.

    Os visitantes foram recebidos pelos coordenadores do LabTrans, Wellington Repette e Amir Valente, além do chefe de gabinete da Reitoria, Bernardo Mayer. As apresentações técnicas, conduzidas por Valter Tani, Camila Maciel e Jorge Destri, destacaram a expertise do laboratório no desenvolvimento de ferramentas inovadoras, como o uso de visão computacional para monitoramento de rodovias, e na elaboração de metodologias que integram tecnologia e gestão estratégica, com foco na melhoria contínua dos serviços rodoviários.

    A visita foi encerrada com uma videoconferência que agregou remotamente técnicos do DER-MG para uma apresentação das ferramentas computacionais que serão utilizadas nas atividades. Entre as ações previstas no plano de trabalho, destacam-se quatro pilares principais:

    1. Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para avaliação semiautomatizada das condições de manutenção das rodovias estaduais. Essa ferramenta utilizará técnicas avançadas de visão computacional para identificar e classificar elementos viários, como sinalização e defeitos no pavimento, fornecendo subsídios precisos para a gestão de manutenção e conservação das vias.
    2. Elaboração de estudos e metodologias para segurança viária, incluindo a identificação de segmentos críticos e a definição de critérios técnicos para a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade.
    3. Criação de uma ferramenta para avaliação da superfície de pavimentos e priorização de investimentos na malha viária do DER-MG, garantindo que os recursos sejam alocados de forma eficiente e estratégica.
    4. Prospecção tecnológica e desenvolvimento de soluções inovadoras para modernizar e otimizar os processos operacionais e estratégicos do DER-MG.

    De acordo com o LabTrans, as iniciativas reforçam o compromisso do laboratório em contribuir para a melhoria da infraestrutura rodoviária, aplicando tecnologias de ponta e métodos avançados para aprimorar a segurança e a eficiência das rodovias mineiras.