Reitor apoia superintendente do HU em pleito para reajuste de contrato com a SES
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e o superintendente do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), Spyros Cardoso Dimatos, reuniram-se na terça-feira, 4 de julho, com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro De Nadal. Eles foram solicitar ao líder do Poder Legislativo apoio da Alesc para que o HU consiga reajustar os valores que são cobrados no contrato de prestação de serviço entre o hospital e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Reitoria, professor Bernardo Meyer; o médico Demósthenes Dimatos, pai do superintendente do HU, e o chefe de gabinete da presidência da Alesc, André Luiz Bernardi.
O HU integra a rede referenciada de atendimento à saúde do Estado e o contrato com a SES responde por cerca de 80% das receitas do hospital. O contrato de prestação de serviço está sem reajuste desde 2018 e neste período a inflação dos insumos médicos é maior que os aumentos de preços dos produtos de consumo.
O HU é uma importante estrutura da rede de atendimento à saúde no Estado: realiza, em média, mais de 8 mil consultas com especialistas e mais de 8 mil atendimentos de emergência por mês, além de realizar em torno de 720 internações, 456 cirurgias e 120 partos. A título de comparação, o HU tem o mesmo porte que o Hospital Infantil Joana de Gusmão, mas recebe aportes financeiros menores.
O pleito teve boa receptividade por parte do presidente da Assembléia, que durante a reunião telefonou para a secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, e marcou uma reunião entre ela e o superintendente do HU, no dia 10 de julho, para tratar da questão.