Municípios da Amurc e UFSC firmam parceria para elaborar plano de desenvolvimento regional

26/04/2023 14:50

Prefeitos e integrantes da Amurc prestigiaram entrega da Ordem de Serviço para início das obras do CPAAV (Fotos: Luís Carlos Ferrari)

Prefeitos de cidades que integram a Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) assinaram nesta terça-feira, 25 de abril, uma carta aberta em que manifestam disposição de colaborar com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na elaboração de um plano de desenvolvimento regional “que promova crescimento sustentável, com geração de emprego, ampliação da renda e promoção da igualdade”. A carta foi assinada durante reunião com autoridades políticas locais realizada na sede do campus Curitibanos da UFSC.

As prefeituras também se comprometeram a participar de iniciativas visando obter recursos para viabilizar a conclusão do Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias (CPAAV), cuja ordem de serviço para construção foi assinada pelo reitor Irineu Manoel de Souza. O CPAAV deverá ser um dos pilares da infraestrutura científica da UFSC para apoio ao plano de desenvolvimento, que buscará identificar “as vocações de tecnologia e inovação associadas aos arranjos produtivos locais”.

Participaram da reunião o prefeito de Curitibanos e presidente da Amurc, Kleberson Luciano Lima, acompanhado dos secretários municipais de Educação, Ismael Antonello, de Indústria e Comércio, Luiz Fernando Popinhak, e do chefe de Gabinete, Luiz Carlos Righes Jr; o prefeito de Ponte Alta do Norte, Ari Alves Wolinger, acompanhado do secretário de Administração, Antônio Carlos Brocardo e da assessora de imprensa, Isabelle Aguiar; a procuradora do município de São Cristóvão do Sul, Rafaela Bassoli, representando a prefeita Ilse Amelia Leobet e acompanhada da secretária de Educação, Joelma de Fátima Silva, e o secretário-executivo da Amurc, Roberto Molin de Almeida.

Ordem de serviço

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick, disse que o encontro com as autoridades da região era uma ação representativa do compromisso da atual gestão da UFSC de se reaproximar da sociedade. Ele fez uma apresentação detalhando os objetivos e as estruturas do Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias, destacando que a infraestrutura do centro poderá contribuir para a expansão da pesquisa acadêmica e apoiar as atividades econômicas da região.

O reitor Irineu Manoel de Souza citou que a presença de integrantes da Reitoria e de conselheiros universitários em Curitibanos era um gesto que demonstrava a preocupação com uma efetiva gestão multicampi da Universidade. Na oportunidade, o reitor fez o repasse simbólico ao diretor do campus, professor Juliano Wendt, da ordem de serviço para início das obras de construção do CPAAV.

Professora Glória Botelho vai coordenar trabalhos de grupo do projeto de desenvolvimento regional

O professor Jacques Mick anunciou a publicação de uma chamada pública conjunta da Propesq e da Pró-reitoria de Extensão (Proex) convidando servidores docentes e técnico-administrativos a manifestarem interesse em participar do grupo que irá elaborar o plano de desenvolvimento regional em colaboração com a Amurc. O projeto será liderado pela professora Glória Botelho, da Coordenadoria Especial de Ciências Biológicas e Agronômicas, com apoio do professor Paulo Pinheiro Machado, do Departamento de História.

O presidente da Amurc, Kleberson Lima, relatou a visita que fez à Reitoria no início de fevereiro e disse que os prefeitos estavam felizes por fazer parte deste momento histórico. Ele afirmou que o desenvolvimento de Curitibanos se divide em períodos de antes e depois da chegada da UFSC.

De acordo com o prefeito, é necessário e possível promover o desenvolvimento através da pesquisa e ações articuladas. Os cinco municípios que compõem a Amurc (Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul) têm um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média dos municípios do estado.

Kleberson Lima também se mostrou disposto a apoiar a Universidade em outra demanda muito importante para a região: a implantação do curso de Medicina na UFSC de Curitibanos. Ele propôs organizar uma comitiva com políticos da região para ir a Brasília e sensibilizar o governo federal da importância do curso. “A comunidade abraçou a UFSC, que é um patrimônio da região”, disse o prefeito.

O reitor Irineu Manoel de Souza falou das iniciativas que estão sendo tomadas pela Universidade para o campus de Curitibanos, como a Clínica de Grandes Animais (Hospital Veterinário), que está em fase de projeto pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE). O curso de Medicina em Curitibanos “vai acontecer”, declarou o reitor, ressaltando que o prédio CBS 02, que abrigará atividades acadêmicas do curso, deve ser concluído até o fim do ano. De acordo com o professor Irineu, uma das dificuldades atuais é a contratação de professores, em razão dos baixos salários.

Por fim, o reitor da UFSC citou a necessidade de envolvimento dos atores políticos locais para apoiar a universidade nas suas demandas e estruturas. “O sentido da existência da Universidade é para apoiar a sociedade”, concluiu Irineu.

 

Tags: AmurcCPAAVPlano de desenvolvimento regionalUFSC CuritibanosUniversidade Federal de Santa Catarina