UFSC reúne 11 instituições de ensino superior para debater planejamento e administração

14/03/2023 11:33

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará na quinta e sexta-feira, 16 e 17 de março, o encontro regional sul do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD). Na tarde do segundo dia do evento, que terá transmissão online (veja os links abaixo), o coordenador nacional do FORPLAD falará sobre o panorama orçamentário das universidades em 2023. A expectativa é que se tenha notícias sobre a recomposição de parte do orçamento, considerando o corte sofrido pelas universidades no ano passado. O encontro acontecerá na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria I, Campus Universitário Trindade, em Florianópolis.

O fórum busca estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração, além de assessorar dirigentes, encaminhar propostas aprovadas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES), e promover o intercâmbio de assuntos de interesse comum entre as instituições integrantes. Anualmente são realizados três encontros nacionais. Antes desses encontros, as regionais se reúnem para discutir temas e pautas para o encontro nacional.

Na região sul do Brasil 11 instituições federais de ensino superior fazem parte do grupo: “É um espaço de oportunidade para que esse coletivo de pró-reitores discuta situações relevantes, polêmicas e complexas que surgem, tanto no orçamento, quanto no planejamento e administração das universidades. Esses momentos são muito importantes para nos aproximar e mostrar que temos dificuldades semelhantes durante todo o ano, porque o orçamento é bastante complexo. É um momento de falarmos sobre tendências do planejamento, trocar experiências e aprender”, destaca a secretária de Planejamento e Orçamento da UFSC, Andréa Cristina Trierweiller.

Na UFSC, o FORPLAD Sul será aberto por uma apresentação cultural, realizada pelo Coral do NETI-UNAPI (Universidade Aberta para as Pessoas Idosas), seguido pela fala do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza. Na sequência, haverá a apresentação da comissão de modelos, que estuda metodologias para distribuição do orçamento nas IFES a partir de matrizes e com base nos diferentes aspectos de cada instituição. Ainda na quinta-feira, 16 de março, está programada uma visita técnica à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, patrimônio cultural e histórico tombado em nível nacional, administrado pela UFSC. De forma pioneira no país, a Universidade é gestora, há mais de 40 anos, de três fortificações localizadas na região da Grande Florianópolis.

Na sexta-feira, 17 de março, ao longo da manhã, acontecerão palestras relacionadas à Nova Lei de Licitações, ministradas por representantes da Secretaria de Estado da Administração e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). No período da tarde o tema tratado será o panorama orçamentário das universidades em 2023, em videoconferência conduzida pelo coordenador nacional do FORPLAD, Franklin Matos Silva Júnior, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A expectativa é que durante a fala haja o anúncio da recomposição de parte do orçamento das universidades, já impactado com as perdas do ano passado.

Ao fim do FORPLAD Sul serão encaminhadas as principais pautas discutidas para o FORPLAD Nacional, em seu primeiro encontro em 2023, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de abril, em Manaus.

Confira aqui a programação completa e os links de transmissão do primeiro e segundo dia do evento.

Robson Ribeiro/Estagiário da Secretaria de Comunicação/UFSC

Tags: AdministraçãoAndifesForplad SulOrçamentoPlanejamentoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina