Reitor da UFSC participa da posse do novo presidente da Ebserh

09/03/2023 16:27

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, acompanhou nesta quinta-feira, 9 de março, a solenidade de posse do novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. O evento aconteceu no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e reuniu diversas autoridades. A Ebserh administra o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU), da UFSC, em Florianópolis.

Professor Irineu prestigia posse do novo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, em Brasília Foto: Divulgação

Durante a cerimônia, foram empossados Arthur Chioro, para a presidência da empresa, e  Daniel Beltrammi, que será vice-presidente. Os gestores foram escolhidos por meio de eleição dos nomes pelo Conselho de Administração da Ebserh (CA). A autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, presta serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar por meio do Sistema único de Saúde (SUS) nos 41 hospitais universitários federais espalhados pelo Brasil, dentre eles o HU-UFSC. 

“A posse do novo presidente da Ebserh trará muitos benefícios para nossa comunidade. Esta é uma oportunidade crucial para melhorar nossa relação com o hospital e garantir o atendimento de referência no HU. Além de melhores oportunidades para pesquisa e ensino, bem como um atendimento mais eficiente para a população que utiliza o hospital. Esperamos estreitar ainda mais os laços entre essas entidades e promover uma cooperação mais efetiva”, declarou o professor Irineu.

Arthur Chioro é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), médico e doutor em saúde coletiva. Foi secretário de Saúde das cidades paulistas de São Vicente e São Bernardo do Campo. Atuou na presidência do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) durante três mandatos. É pesquisador na área de planejamento e gestão em saúde, já tendo atuado na direção do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde e ocupado o cargo de Ministro da Saúde em 2014 e 2015.

Daniel Beltrammi é médico sanitarista, especialista em administração hospitalar e de Sistemas de Saúde. Doutor em Ciências pela Unifesp. Foi diretor da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), entre 2020 e 2023. Também já esteve à frente da superintendência do Hospital de Clínicas Municipal José de Alencar e do Hospital Anchieta, ambos em São Bernardo do Campo (SP).

 

Robson Ribeiro/Estagiário da Secretaria de Comunicação/UFSC

Com informações de Assessoria de Comunicação Social do MEC

Tags: #UFSC #Universidadefederaldesantacatarina #Ebserh #HUUFSC