Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: UFSC lança ações para equidade

10/02/2023 14:20

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), três editais de estímulo à participação de mulheres e meninas nas ciências. Os documentos serão apresentados às 9h, na sala de aula do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CA), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, onde estuda Rosa Maria Miranda, jovem que descobriu sete asteroides a partir de um programa da NASA em 2022.

Os editais são:

• Edital do Prêmio Mulheres na Ciência 2023, que premia mulheres da UFSC por suas carreiras científicas.
  • Chamada para apoiar o financiamento de projetos de pesquisa e inovação de professoras, com valor superior a R$ 1 milhão, para busca da equidade.
  • Formulação de uma política institucional da UFSC para estimular a entrada de estudantes do Ensino Médio nas carreiras científicas.

O lançamento é, também, uma forma de registrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data criada pela Unesco e celebrada neste sábado, 11 de fevereiro. Os detalhes dos editais serão divulgados na segunda-feira.

Confira o vídeo da vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, em homenagem às mulheres e meninas cientistas:

Tags: ciênciaDia Internacional das Mulheres e Meninas na CiênciaeditalequidadePrêmioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina