Prefeito e presidente da Câmara Municipal de Curitibanos reúnem-se com o reitor

07/02/2023 13:34

Reunião com autoridades de Curitibanos foi no gabinete da Reitoria (Foto: Divulgação)

O prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima, e o presidente da Câmara de Municipal de Vereadores do município, Adriano Stédile de Souza, foram recebidos nesta terça-feira, 7 de fevereiro, pelo reitor da UFSC, professor Irineu Manoel de Souza. Eles estavam acompanhados do diretor do campus de Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt, e vieram tratar da união de esforços para viabilizar o projeto do Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias (CPAAV) do Centro de Ciências Rurais.

Participaram da reunião, realizada no gabinete do reitor, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick, e o chefe de gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer.

O prefeito Kleberson Luciano Lima destacou que a comunidade local reconhece a importância da instituição, que tem apoio dos cidadãos e dos poderes públicos. “As brigas da UFSC de Curitibanos são brigas de Curitibanos”, afirmou. Ele citou como um marco a instalação do curso de Medicina no campus, uma demanda histórica da região. O professor Juliano reconheceu o apoio recebido e disse que já estão sendo viabilizados espaços para a UFSC dentro de unidades de saúde do município.

O Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias tem potencial para apoiar o desenvolvimento econômico da região, observou o professor Bernardo Meyer. De acordo com o projeto, o CPAAV é uma “plataforma multiusuária e interdisciplinar que tem como conceito a consolidação de uma estrutura laboratorial de pesquisa” capaz de dar suporte não só aos pesquisadores do Centro de Ciências Rurais e de toda a UFSC mas também a usuários externos públicos e privados.

Com isso, o campus regional poderá aumentar a produção científica de alto impacto, contribuindo para a internacionalização da pesquisa; atuar mais fortemente na formação de recursos humanos especializados e, através dos serviços prestados pelo CPAAV, atender demandas regionais, estimulando a inovação e contribuindo com o desenvolvimento do setor produtivo local.

O projeto do Centro de Pesquisas contempla a instalação de três centrais: Central de Análise Instrumental, Central de Biologia Molecular e Central de Microscopia e diversos ambientes de apoio, como laboratórios de manipulação de células animais e vegetais, central de armazenamento de amostras, almoxarifado e outros. O valor total da obra licitada é de R$ 8,7 milhões, dos quais já estão disponíveis R$ 1,65 milhão de um financiamento da Finep. Os recursos para complementação da obra serão buscados entre potenciais fontes locais, estaduais e federais.

 

Tags: Campus CuritibanosCCRCentro de Pesquisas Ambientais e AgroveterináriasUFSC