UFSC e Acate assinam acordo para promoção do empreendedorismo e da inovação

03/02/2023 11:31

Presidente da Acate, Iomani Engelmann, e reitor Irineu exibem documento do termo de cooperação técnica assinado (Fotos: Robson Ribeiro / Secretaria de Comunicação da UFSC)

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Iomani Engelmann, assinaram nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, um acordo de cooperação técnica para a realização do projeto ACATE Campus. O projeto visa a transferência de conhecimento para a promoção de empreendedorismo e inovação na UFSC e será desenvolvido durante um período de três anos.

A cerimônia de assinatura ocorreu na Sala dos Conselhos e foi prestigiada pelo superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick; o diretor em exercício do Centro Tecnológico (CTC), Sérgio Peters, além de membros da diretoria da Acate, professores da Universidade e integrantes da equipe da Propesq.

Pelos termos do acordo, a UFSC deverá a oferecer espaço físico para o projeto; mobilizar alunos, técnicos e professores para participar das atividades extensionistas promovidas; promover junto à comunidade universitária palestras, workshops e aulas e estimular a participação de alunos, técnicos e professores em atividades de pré-incubação, incubação e de promoção à inovação e empreendedorismo desenvolvidas pela Acate. As atividades do projeto ACATE Campus serão desenvolvidas nos espaços do Ambiente de Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores (Novus), vinculado ao CTC e localizado no Sapiens Parque.

A Associação Catarinense de Tecnologia, por sua vez, deverá indicar profissionais empreendedores para participar de aulas, palestras e workshops; contribuir com atividades de curricularização da UFSC; realizar ações de pré-incubação e incubação que estimulem o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo na UFSC e promover e estimular a participação de empresas, instituições do terceiro setor e parceiros externos, a exemplo do Sebrae, Prefeitura de Florianópolis e Fapesc, no apoio de projetos e ações universitárias desenvolvidas na UFSC.

A cerimônia de assinatura foi conduzida pelo Chefe de Gabinete da UFSC, professor Bernardo Meyer. Após uma rápida apresentação do projeto, realizada pelo professor Rafael Moré, o presidente da Acate falou aos presentes. Ele disse estar emocionado com a assinatura do convênio, lembrando que também é ex-aluno da UFSC. Iomani Engelmann afirmou que a Universidade tem grande destaque na área de pesquisa e é responsável pelo surgimento de empresas no Brasil e no exterior.

De acordo com o presidente da Acate, um dos objetivos do acordo de cooperação técnica é tornar-se um elo entre a pesquisa da universidade e o mercado, além de fomentar o empreendedorismo e criar novas oportunidades para os estudantes. “A UFSC é protagonista de tudo que aconteceu em termos de inovação no Estado”, afirmou.

Após a assinatura, o reitor Irineu Manoel de Souza disse que a nova gestão da UFSC está promovendo ações efetivas de mudança na forma de administrar a Universidade. “Quando falamos que queremos nos aproximar da sociedade, não é apenas retórica”, disse o reitor. Ele citou as iniciativas de encontros com entidades da indústria e comércio, do Judiciário, dos órgãos de controle, de empresas financiadoras de pesquisa. Também destacou a reativação do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina.

O reitor da UFSC destacou a importância desse relacionamento com a sociedade e das parcerias com objetivo de fortalecer as pesquisas e projetos de inovação. “Por meio da ciência e tecnologia poderemos transformar o Brasil num país desenvolvido”, afirmou o professor Irineu.

Tags: AcateAcate CampusempreendedorismoinovaçãoNovusUFSC